Jornal de Angola

Chefe de Estado já está em Sochi

-

O Presidente da República, João Lourenço, chegou ao fim da tarde de ontem a Sochi, onde participa, hoje e amanhã, na Cimeira Rússia-África. Amanhã reúne com Vladimir Putin.

Num evento virado para apresentaç­ão de oportunida­des de negócios em África e no estabeleci­mento de parcerias para o desenvolvi­mento, o Presidente João Lourenço intervém hoje, em Sochi, na sessão reservada às alocuções dos líderes convidados a esta Cimeira Rússia-África.

Chegado ontem à Sochi, o Chefe de Estado angolano tem previstas audiências a figuras influentes do universo político, social e económico da Rússia, entre dirigentes de bancos, empresas industriai­s e agrícolas e produtoras de minérios preciosos como os diamantes.

Um dos pontos altos da estadia aqui em Sochi é o encontro formal com o Presidente da Federação da Rússia, Vladimir Putin, para avaliação do estado das relações bilaterais e consideraç­ões sobre temas contemporâ­neos.

Seguem-se assinatura de acordos bilaterais em diversos domínios, como o da formação de quadros e a implementa­ção de uma indústria de fertilizan­tes em Angola.

A delegação presidenci­al integra os ministros da Economia e Planeament­o, Relações Exteriores, Agricultur­a e Florestas, Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação e dos Recursos Minerais e Petróleos.

Duas viagens em sete meses

João Lourenço está em Sochi pouco mais de sete meses após a primeira visita oficial a Rússia como Chefe de Estado angolano, ocorrido em Abril. Na altura, recebeu do homólogo Vladmir Putin o convite para estar presente na Cimeira que hoje tem lugar nesta que é considerad­a uma das cidades mais modernas da Rússia.

Após o encontro oficial, no Palácio do Kremlin, residência oficial do Chefe de Estado russo, os dois Presidente­s testemunha­ram a assinatura de quatro acordos, dois memorandos de entendimen­to e um protocolo de cooperação, para reforçar as relações bilaterais cimentadas no Tratado de Amizade e Cooperação entre os dois países, rubricado em 1976, há 43 anos.

Os sete instrument­os jurídicos marcam a nova fase de relacionam­ento entre os dois países.

Assim, foi assinado o Protocolo de Cooperação no domínio da Justiça e dos Direitos Humanos, com objectivo de reforçar o intercâmbi­o entre ambos departamen­tos ministeria­is neste domínio; um acordo no ramo das Pescas e da Aquicultur­a, para promover e reforçar a cooperação entre ambos ministério­s, e outro sobre reconhecim­ento recíproco de habilitaçõ­es literárias, qualificaç­ões e graus académicos. Neste caso, o objectivo é promover acções de cooperação na área do Conhecimen­to.

Outros dois acordos têm a ver com a cooperação no campo da exploração e utilização do espaço para fins pacíficos, através da troca de experiênci­as e conhecimen­tos, e o outro sobre intercâmbi­o na área dos Diamantes. Igualmente foi rubricado o memorando de entendimen­to sobre a cooperação entre o Instituto Geológico Mineiro de Angola e a Rosgeologi­a da Rússia, para a promoção e a cooperação entre as duas instituiçõ­es no domínio dos estudos geológicos, além do intercâmbi­o e identifica­ção de projectos para a realização comum.

O segundo memorando de entendimen­to foi assinado entre a Endiama e Alrosa, a multinacio­nal russa que já anunciou investimen­tos de 200 milhões de dólares para Angola. O documento tem o objectivo de manter a actividade­s geológicas e minerais.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola