Jornal de Angola

Costa Júnior tem apoio do general Chilinguti­la

- Bernardino Manje Adolfo Mundombe | Huambo V. Victor e E. Cunha | Malanje

O general na reserva Demóstenes Chilinguti­la exortou ontem, no Cuito, os delegados ao XIII Congresso da UNITA a saberem eleger bem o próximo presidente do partido, sublinhand­o que Adalberto Costa Júnior é o candidato com o melhor perfil para dirigir a formação política fundada por Jonas Savimbi.

Demóstenes Chilinguti­la, que falava para militantes do partido no Bié, no âmbito da campanha de Adalberto Júnior para a liderança da UNITA, considerou que o ainda presidente do grupo parlamenta­r “pode protagoniz­ar um projecto mobilizado­r para a sociedade, com vista ao alcance do poder político em 2022”, ano em que se realizam as próximas eleições gerais. “Devemos eleger o engenheiro Adalberto Costa Júnior para dirigir o nosso partido porque ele pode”, sustentou.

O também antigo deputado admitiu que a vitória de Adalberto Júnior, apesar de possível, não vai ser fácil, pela campanha de inverdades que são feitas, sobretudo nas redes sociais. “Já ouvimos dizer que esta candidatur­a (de Adalberto) representa o recuo em relação ao Projecto de Muangai. São falsas essas afirmações”, garantiu o general, que exortou os militantes a serem cautelosos com as redes sociais, pois, disse, também são usadas para divulgar falsidades.

“É preciso saber escolher, sobretudo em momentos decisivos como este que o nosso partido está a viver”, alertou Chilinguti­la, referindo-se ao processo que vai levar à eleição do novo líder da UNITA. Natural do Bié, antigo chefe do Estado-Maior das FALA (então exército da UNITA) e vice-ministro da Defesa Nacional no então Governo de Unidade e Reconcilia­ção Nacional (GURN), Demóstenes Chilinguit­ila é um dos mais de 120 subscritor­es da candidatur­a de Adalberto Júnior.

Entre os subscritor­es destacam-se, igualmente, outras figuras de proa do partido como Samuel Chiwale (cofundador do partido), Ernesto Mulato (ex-vice-presidente do partido e actual 3º vicepresid­ente da Assembleia Nacional) e Jardo Muekália (radicado nos EUA). Além destes, destaca-se, igualmente, Vitorino Hossi, antigo ministro do Comércio no GURN, Luyana Ginga Sakaita e Esmaiel Seteko Sakaita Savimbi, filhos do fundador da UNITA.

Filha de Savimbi

Luyana Ginga Sakaita apelou ontem, no Cuito, ao voto massivo dos delegados ao congresso, especilame­nte dos jovens, em Adalberto Júnior, informou o porta-voz da candidatur­a, Alcino Kuvalela.

Numa clara alusão ao facto de Adalberto Júnior ser mestiço, a filha de Jonas Savimbi desafiou a UNITA a combater o racismo e a intriga no seio do partido.

Depois do Bié, Adalberto Júnior passa pelo Cuanza Sul e depois segue para Benguela. Já esteve no Huambo e Cuando Cubango. Caso seja eleito, propõe-se a revitaliza­r o centro de formação política da UNITA, dotar de condições de trabalho as estruturas do partido nos municípios e comunas, bem como melhorar a situação dos quadros que se dedicam a tempo inteiro ao serviço do partido.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola