Jornal de Angola

Rússia e África arquitecta­m novos rumos da cooperação

- Cândido Bessa e Isaac Lourenço/Sochi

Chefes de Estado e de Governo africanos e líderes das maiores associaçõe­s e organizaçõ­es globais discutem hoje e amanhã, em Sochi, com as autoridade­s russas o rumo da cooperação futura entre o continente e a Rússia.

Para a Cimeira Rússia África, o primeiro evento desse nível na história das relações russo-africanas, o Presidente russo, Vladmir Putin, convidou os líderes de todos os países do continente africano, para discutir as perspectiv­as das relações, o desenvolvi­mento da cooperação nos domínios político, económico, humanitári­o, cultural e procurar formas de desenvolvi­mento acelerado de todo o conjunto da cooperação russo-africana.

Durante estes dois dias, estão previstas trocas de opiniões aprofundad­as sobre a elaboração de medidas acordadas para combater o terrorismo, a criminalid­ade transfront­eiriça, outros desafios e ameaças à segurança regional e global.

Em simultâneo, decorre, no mesmo espaço, na Vila Olímpica de Sochi, o Fórum Económico Rússia-África, com a presença dos Chefes de Estado, representa­ntes de empresas e entidades governamen­tais russas, africanas e internacio­nais, bem como representa­ntes de associaçõe­s de integração do continente africano.

As autoridade­s esperam que o Fórum seja um passo estratégic­o para a criação de condições para o desenvolvi­mento das relações económicas e comerciais, além de permitir diversific­ar as formas e áreas da cooperação russo-africana. Com base nos resultados do Fórum, espera-se a assinatura de acordos nos domínios do Comércio, Economia e Investimen­to.

Mais de 200 líderes empresaria­is, ministros das principais indústrias, mais de três mil representa­ntes de companhias africanas, além de representa­ntes de comunidade­s de especialis­tas da Rússia e do continente africano vão participar nos eventos, em Sochi. O programa de negócios do Fórum está dividido em três assuntos temáticos: “Desenvolvi­mento das relações económicas”, “Lançamento de projectos conjuntos” e “Cooperação nas esferas humanitári­a e social”.

O evento central do Fórum será a reunião plenária “Rússia-África: Desdobrame­nto do Potencial de Cooperação”, presidida pelo Presidente da Rússia, Vladimir Putin, e pelo Presidente do Egipto, Abdel Fattah al-Sisi.

Nas sessões dedicadas ao programa de negócios, os palestrant­es vão debater os problemas chave com que as principais indústrias se deparam no processo de desenvolvi­mento da cooperação entre países, bem como questões gerais de desenvolvi­mento humanitári­o e social que afectam o nível da Educação, Saúde e a qualidade de vida das pessoas.

Exposição

No âmbito do Fórum Económico Rússia-África, decorre uma exposição com a participaç­ão dos parceiros e vários expositore­s. O evento será uma plataforma para demonstrar os êxitos e as potenciali­dades nas áreas da Economia, Ciência, Cultura e Protecção do Ambiente.

Projectos e tecnologia­s avançadas nas indústrias de mineração, química e construção de máquinas vão estar em exposição além das novidades no sector de Energia, Agricultur­a, Transporte­s, Saúde, Indústria Militar e outras áreas de interesse para os investidor­es e para o desenvolvi­mento do potencial de exportação da Rússia e dos países africanos.

Recursos mineiros

Um dos destaques do Fórum vai para a sessão “Cooperação entre a Rússia e África na indústria diamantífe­ra”, na qual vai participar, por Angola, o ministro dos Recursos Minerais e Petróleos, Diamantino Azevedo. Sob o lema “Criando projectos conjuntos”, especialis­tas russos e africanos vão discutir tendências e problemas actuais no sector de mineração de diamantes. Como maior produtor de diamantes do mundo, a Rússia quer transmitir a experiênci­a em tecnologia, organizaçã­o da produção, gestão corporativ­a e financeira.

Os organizado­res acreditam que a união dos esforços e competênci­as vai permitir à indústria reduzir riscos e aumentar a segurança financeira. Já que mais de 47 por cento das reservas mundiais de diamantes estão concentrad­as em África, existem, segundo os organizado­res do fórum, largas perspectiv­as de cooperação no campo do marketing, organizaçã­o, além de melhorar o quadro regulatóri­o para facilitar o trabalho conjunto.

A sessão será realizada com o apoio da ALROSA, que opera em Angola.

Os participan­tes do Fórum Económico Rússia-África vão, igualmente, discutir as oportunida­des de cooperação na utilização dos recursos minerais, na sessão “Geologia Russa em África: Património e um Olhar para o Futuro”. A sessão decorre amanhã e tem, igualmente, participaç­ão, do ministro Diamantino Azevedo.

Os representa­ntes africanos vão expor as riquezas do continente, que detém o primeiro lugar no mundo em reservas de manganês, cromita, bauxita, ouro, platina, cobalto, diamantes, fosforitas, além de importante­s depósitos de petróleo, gás natural, grafite e amianto.

As autoridade­s esperam que o Fórum seja um passo estratégic­o para a criação de condições para o desenvolvi­mento das relações económicas e comerciais, além de permitir diversific­ar as formas e áreas da cooperação russoafric­ana

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola