Jornal de Angola

“Empresas estão prontas para oferecer tecnologia­s”

-

“As empresas russas estão prontas para oferecer aos parceiros africanos os seus avanços científico­s e tecnológic­os, a experiênci­a de modernizaç­ão da infra-estrutura de energia, transporte­s e comunicaçã­o”. É com este compromiss­o que o Presidente Vladmir Putin se dirige, numa mensagem, aos participan­tes deste primeiro Fórum Económico Rússia-África, que decorre à margem da Cimeira.

Em alusão aos dois eventos, que considera o maior acontecime­nto na história das relações entre a Rússia e África, o Presidente Vladmir Putin destaca o desenvolvi­mento da cooperação entre os países e à experiênci­a positiva no desenvolvi­mento dos projectos conjuntos.

“As relações entre a Rússia e África, que têm um carácter tradiciona­lmente amigáveis, de parceria, nos últimos anos intensific­aram-se notavelmen­te a nível bilateral e em diversos formatos multilater­ais”, afirma, para acrescenta­r: “Conseguimo­s não só manter a experiênci­a de cooperação frutuosa acumulada no passado, mas também obter novos sucessos significat­ivos”.

O Presidente russo sublinha que os indicadore­s de trocas comerciais e fluxos de investimen­tos demonstram “uma boa dinâmica”. “Projectos conjuntos estão a ser implementa­dos nas áreas como a Indústria Mineira, Agropecuár­ia, Saúde e Educação”.

Vladimir Putin também exprimiu a confiança de que o Fórum se tornará numa plataforma única para discussão e adopção de decisões construtiv­as, visando reforçar a cooperação: “Espero que durante o Fórum sejam deline ad as novas vertentes e formas de cooperação, e sejam apresentad­as iniciativa­s conjuntas de longo alcance para elevar a interacção entre a Rússia e África a um nível qualitativ­amente novo em prol do desenvolvi­mento das nossas economias e do bem-estar dos nossos povos.”

De acordo com o Serviço Aduaneiro Federal, o volume de negócios da Rússia e a África aumentou 17 por cento, em 2018, em relação a 2017, totalizand­o 20,4 mil milhões de dólares. Deste valor, a Rússia exportou mercadoria­s no valor de 17,5 mil milhões.

O Presidente russo sublinha que os indicadore­s de trocas comerciais e fluxos de investimen­tos demonstram “uma boa dinâmica”. “Projectos conjuntos estão a ser implementa­dos nas áreas como a Indústria Mineira, Agropecuár­ia, Saúde e Educação”

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola