Jornal de Angola

Justiça prevê acelerar tramitação dos processos

- Maximiano Filipe | Benguela

O Tribunal Provincial de Benguela vai promover maior dinâmica na tramitação dos processos judiciais, para correspond­er, com rigor, aos desafios que se impõem ao sistema de Justiça no país, garantiu o juiz presidente daquela jurisdição, Artur Gunza.

O magistrado falava à imprensa, no final da visita de trabalho ao município da Baía Farta, com o objectivo de avaliar as condições das instalaçõe­s dos órgãos que intervêm no sector da Justiça e a qualidade de serviços prestados à população.

Sobre a tramitação dos processos crime, o juiz presidente afirmou que apesar da insuficiên­cia de quadros no Serviço de Investigaç­ão Criminal (SIC), onde apenas dois técnicos asseguram a tarefa de análise e instrução de centenas de processos, os trabalhos decorrem nos marcos da Constituiç­ão e da lei. Durante a visita, Artur Gunza considerou que, com a dinâmica que o Executivo tem vindo a implementa­r no domínio da formação de quadros e aumento de técnicos especializ­ados no sector da Justiça, os constrangi­mentos poderão ser ultrapassa­dos nos próximos tempos, de forma paulatina, em todos os municípios da província, para se atingir a qualidade e a excelência no sector.

O juiz presidente constatou as condições da Procurador­ia Geral da República, do Serviço de Investigaç­ão Criminal e do Tribunal da Baía Farta, onde tomou contacto com o funcioname­ntodaquela­sinstituiç­ões. Noquadrodo­processoda­reforma da Justiça e do Direito, em curso nopaís, aprovíncia­de Benguela vai acolher um dos primeiros dois tribunais de Comarca do país, a par de Luanda, cujo processo está avançado.

 ?? EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Benguela acolhe um dos primeiros dois tribunais de Comarca
EDIÇÕES NOVEMBRO Benguela acolhe um dos primeiros dois tribunais de Comarca

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola