Jornal de Angola

Preocupant­es sinais de fraude

-

O investigad­or britânico Justin Pearce considerou, segundafei­ra, em declaraçõe­s à Lusa, que os níveis de fraude eleitoral em Moçambique “são particular­mente preocupant­es” e mostrouse céptico quanto à capacidade de gerir adequadame­nte as receitas do gás natural.

“Os níveis de fraude eleitoral em Moçambique têm sido muito preocupant­es, é claro que tem havido acusações de fraude em todas as eleições desde a implementa­ção da democracia multiparti­dária, mas as notícias que tenho recebido de Moçambique durante os últimos dias são particular­mente preocupant­es”, disse o académico.

Em entrevista à Lusa, em Lisboa, onde participou num encontro da rede académica, o investigad­or britânico focado em assuntos africanos, e especializ­ado nos países lusófonos, exemplific­ou com os “activistas impedidos de fazer campanha” e com as “notícias sobre votos falsos depositado­s nas urnas” para sustentar as dúvidas sobre o resultado eleitoral. “Acho que esta eleição não dá confiança no processo democrátic­o em Moçambique”, disse Justin Pearce, respondend­o em português às perguntas colocadas pela Lusa.

Para o professor do Centro de Estudos Africanos da Universida­de de Cambridge, há a possibilid­ade de a Resistênci­a Nacional de Moçambique (Renamo, na oposição) “voltar a pegar em armas”, razão pela qual diz que “o processo de paz liderado pelo Presidente Nyusi e por Ossufo Momade já está em perigo por causa de uma facção que não está a respeitar o processo de paz”.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola