Jornal de Angola

Primeiro-Ministro Trudeau perde a maioria absoluta

-

O Primeiro-Ministro canadiano, Justin Trudeau, disse ontem que “ouviu a mensagem” dos cidadãos, depois de vencer as eleições gerais realizadas na segunda-feira, mas sem revalidar a maioria absoluta, perdendo o voto popular.

De acordo com os resultados provisório­s, o Partido Liberal (PL) de Trudeau deve garantir 156 dos 338 deputados da Casa dos Comuns, 14 menos do que o necessário para governar sem o apoio de outros grupos políticos.

Nas eleições de 2015, os liberais conquistar­am 184 mandatos. Por sua vez, o Partido Conservado­r (PC) assegurou 122 deputados, contra os 99 conquistad­os em 2015. Segue-se o Bloco do Quebeque (BQ), com 32 deputados; o Novo Partido Democrata, com 24; o Partido Verde, com três, e um independen­te.

O grande vencedor da noite eleitoral foi o BQ separatist­a, que passou de 10 para 32 deputados. Embora os liberais tenham assegurado 34 deputados a mais que os conservado­res, o PC obteve mais votos que o PL: seis milhões (34,5 por cento), contra 5,7 milhões (33 por cento).

O sistema eleitoral canadiano favoreceu Trudeau, já que os eleitores de cada um dos 338 círculos eleitorais do país elegem um único deputado para a Casa dos Comuns, o que significa que apenas os votos obtidos pelo candidato vencedor contam. O resultado implica que Trudeau terá que procurar apoio dos partidos da oposição para garantir as suas propostas legislativ­as, uma vez que no Canadá não há tradição de governos de coligação, uma circunstân­cia que nunca ocorreu no país ao nível federal.

Num discurso perante os seus apoiantes em Montreal, após ser confirmada a vitória liberal, Trudeau estendeu a mão às províncias de Quebec e Alberta, onde o PL perdeu uma parte substancia­l do apoio popular.

 ?? DR ?? Justin Trudeau obrigado a recorrer ao apoio de outros partidos
DR Justin Trudeau obrigado a recorrer ao apoio de outros partidos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola