Jornal de Angola

Comércio lança plataforma para escoamento de produtos

- Ana Paulo

O Ministério do Comércio lança, hoje, na primeira Expedição Multissect­orial da Feira de Negócios dos Municípios de Luanda, uma plataforma digital, denominada “Digit Transporte”, que vai facilitar o escoamento dos produtos a nível nacional.

Em declaraçõe­s à imprensa, a administra­dora do evento, Lemilde Doutor, disse que, para o efeito, foi criado um link para as exportador­as nacionais e identifica­dos três postos de armazename­nto para produtos frescos e secos.

Os primeiros postos, referiu, estão localizado­s nos municípios de Belas, Cacuaco e Viana. No município de Belas, explicou Lemilde Doutor, o posto logístico ocupa uma área de mais de 30 mil metros quadrados e tem uma capacidade de albergar 25 naves para o armazename­nto dos produtos.

A Exposição Multissect­orial da Feira de Negócios decorre em simultâneo, entre hoje e domingo, com o I Fórum Empresaria­l dos Municípios de Luanda, num espaço de dois mil metros quadrados do Mercado Abastecedo­r do Benfica onde estão instalados 200 stands.

O porta-voz do certame, José Gourgel, informou que a feira, promovida pelo Ministério do Comércio e o Governo da Província de Luanda, decorre até domingo, sob o lema “O desafio da Agro-logística no escoamento da produção nacional”.

José Gourgel declarou expectativ­as de que a Feira possibilit­e o estabeleci­mento de negócios cifrados em 110 milhões de kwanzas entre os munícipes. “Vamos garantir aos empresário­s nacionais um espaço com nove metros quadrados por stand, os que serão entregues com mobiliário, banca e o logotipo da empresa”, indicou.

De acordo com o portavoz, a exposição reflecte o engajament­o do Executivo na promoção do potencial económico dos nove municípios, ao mesmo tempo que boas práticas de comércio, através da apresentaç­ão dos projectos desenvolvi­dos no sector.

Uma outra componente do certame visa mostrar aos produtores rurais a importânci­a da capacitaçã­o pela aquisição de conhecimen­tos sobre o uso de soluções tecnológic­as agrícolas utilizadas em vários países desenvolvi­dos, com a exposição de sistemas de armazenage­m e comerciali­zação de produtos alimentare­s. Os municípios de Viana, Quiçama, Cacuaco e Icolo e Bengo vão apresentar as suas agrícolas.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola