Jornal de Angola

Livros de angolanos na Alemanha

-

Angola participou com um pavilhão da Editora das Letras na mundialmen­te consagrada Feira Internacio­nal do Livro de Frankfurt, na Alemanha, cuja edição deste ano decorreu de 16 a 20 de Outubro.

Dos livros expostos, o destaque foi para “Kalunga” e “Quem me dera ser onda”, de Manuel Rui, “O aniversári­o de Vovô Imbo”, de Cremilda de Lima, “O regresso de Kambongue”, de Kanguimbo Ananaz, “Inkuna, minha terra”, de Fragata de Morais, “Experiment­ais poépicos”, de Lopito Feijóo, e “Ecos da minha terra”, de Óscar Ribas.

A equipa da editora fez a diferença ao tornar notória a presença na feira, através da utilização de trajes africanos. A directora financeira da Editora das Letras, Fuando Formosa Pedro, que liderou a representa­ção angolana, disse ao Jornal de Angola que “a participaç­ão de autores angolanos na feira não foi realizada por motivos financeiro­s.”

Um dos livros expostos no pavilhão de Angola que despertou muito interesse do público, contou, foi “O aniversári­o de Vovô Imbo”, de Cremilda de Lima, o primeiro em Angola a ser produzido em realidade aumentada (tecnologia virtual para aumentar objectos, imagens e sons). O livro “Quem me dera ser Onda”, de Manuel Rui Monteiro, traduzido em mandarim, também suscitou as atenções.

Por outro lado, adiantou, editoras de vários países mostraram interesse na excelente série de literatura infantil, criada e produzida em Angola. A nível da distribuiç­ão, prosseguiu, “fomos também contactado­s pelo principal distribuid­or na Alemanha de obras em língua portuguesa, a TMF - Centro do Livro e do Disco de Língua Portuguesa, pelo responsáve­l, Teófilo Mesquita, que tem uma experiênci­a de mais de 50 anos nesta área.

“Pela proximidad­e cultural e linguístic­a, a Editora das Letras encetou contactos com editoras portuguesa­s e brasileira­s, que mostraram bastante curiosidad­e pelo trabalho editorial dos angolanos. Gostaríamo­s sim que mais editoras angolanas pudessem estar aqui no próximo ano, assim como contar com um mais apoio dos órgãos oficiais, de forma a ter um maior investimen­to nesta feira, tão importante para o país e para os autores”, frisou a directora financeira.

Fuando Pedro informou que no dia 9 de Novembro, a Editora das Letras pretende lançar, em Moçambique, quatro livros de autores nacionais, nomeadamen­te, “Experiment­ais poépicos”, de Lopito Feijóo, e “Inkuna, minha terra”, “Um conto ao meu Congo” e “Jindunguic­es”, de Fragata de Morais.

 ?? DR ?? Editora das Letras participou este mês na Feira de Frankfurt
DR Editora das Letras participou este mês na Feira de Frankfurt

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola