Jornal de Angola

Tecnologia da Coreia vai rastrear criminosos

-

O comandante-geral da Polícia Nacional, Paulo de Almeida, abordou ontem, em Seul, com o homólogo da Coreia do Sul, Min Gab-ryong, a possibilid­ade de cooperação no domínio da formação de quadros, policiamen­to inteligent­e e apetrecham­ento técnico e de material não letal.

O encontro entre o comissário-geral Paulo de Almeida e Min Gab-ryong aconteceu no quadro da Cimeira Internacio­nal da Polícia, que reúne, em Seul, comandante­s de mais de 30 países. A conferênci­a, que termina hoje, é realizada em simultâneo com as comemoraçõ­es do 74º aniversári­o da Polícia Nacional da Coreia do Sul.

A reunião de Seul, aberta segunda-feira, analisa a “Parceria global para um policiamen­to inteligent­e”, com recurso ao uso das novas tecnologia­s digitais. Os praticante­s analisaram o uso da tecnologia digital para a prevenção e rastreamen­to criminal, por via de sistemas de controlo de televisão em circuito fechado, já usado pela Polícia coreana.

Segundo um comunicado da Missão diplomátic­a em Seul, a adopção de medidas inovadoras requer um certo tipo de reformas organizaci­onais e no modo de actuação, o que nem sempre é fácil de obter e, algumas vezes, requer muito tempo.

Os organizado­res salientara­m ainda que, à medida que a Polícia se torna mais modernizad­a e equipada com tecnologia­s inteligent­es, os criminosos, igualmente, procuram empregar novas tácticas, para evitar o seu rastreamen­to e poder, assim, expandir redes criminosas, buscando novas vítimas que podem estar, muitas vezes, além-fronteiras.

Os participan­tes defenderam a criação de uma plataforma comum para a partilha de conhecimen­to e experiênci­as que permitam melhorar as práticas para garantir sociedades mais seguras. Os promotores da iniciativa realizaram, em paralelo ao evento, uma exposição onde foram exibidos alguns equipament­os modernos usados pelas forças policiais, de Defesa e paramilita­res, equipados com novas tecnologia­s para o uso em acções de investigaç­ão, controlo do tráfego, entre outros.

Foram expostos veículos blindados e outros artigos para fins especiais de vigilância, protecção e gestão de comunicaçõ­es.

A delegação angolana ao encontro, chefiada pelo comandante-geral Paulo de Almeida, foi, igualmente, integrada pelos comissário­s Rui Eugénio Victor Cardoso e Gomes Baptista Bonda, bem como pelo superinten­dente-chefe José Agostinho Paulo, pela superinten­dente Lisbela Carla Romão da Silva e pelo intendente Martins Manuel Diogo.

Além dos trabalhos do encontro, a Embaixada de Angola na Coreia do Sul organizou um encontro, entre a comitiva angolana e os representa­ntes da Korea Exibank, para analisar questões ligadas ao financiame­nto de um projecto de modernizaç­ão e desenvolvi­mento da segurança pública.

 ??  ??
 ?? M. MACHANGONG­O | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Comandante-geral da Polícia Nacional, Paulo de Almeida
M. MACHANGONG­O | EDIÇÕES NOVEMBRO Comandante-geral da Polícia Nacional, Paulo de Almeida

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola