Jornal de Angola

1º de Agosto derrota Maquis e mantém liderança

Petro derrota Interclube, por 3-0, no Estádio 22 de Junho e mantém perseguiçã­o ao tetracampe­ão do Campeonato Nacional de Futebol, líder da prova com 24 pontos

- António de Brito

Com “garra” de campeão e num terreno difícil, o 1º de Agosto reforçou ontem o comando isolado do Campeonato Nacional de Futebol da I Divisão, Girabola'2019/20, ao derrotar, por 3-1, o FC Bravos do Maquis, no Estádio Jonas Kufuna”Mundundule­no”, em jogo de destaque da nona jornada.

Com o triunfo, os militares somam 24 pontos, mantendo a diferença de quatro sobre o arqui-rival Petro de Luanda, segundo classifica­do.

Na deslocação ao Luena, a formação rubro e negra confirmou o estatuto de candidata ao título e o bom momento de forma que atravessa.

Pragmático na abordagem do jogo, o conjunto do Rio Seco não se intimidou diante da aguerrida equipa treinada por Zeca Amaral e regressou à procedênci­a com os três pontos na bagagem.

O tetracampe­ão está a realizar um campeonato digno de realce e não perde há 720 minutos, depois do tropeço na jornada inaugural, por 10, diante do Progresso Sambizanga. Frente à formação maquisarde, a equipa de Dragan Jovic obteve a oitava vitória seguida na prova, com golos de Lionel Yombi, Macaia e Mabululu, sendo que o tento solitário do adversário foi da autoria de Mussumar.

Dos 35 jogos disputados entre si, o 1º de Agosto leva clara vantagem, pois venceu 19 e perdeu apenas quatro. As restantes partidas terminaram empatadas. No Moxico, os agostinos não perdem há quatro anos. Apesar da derrota, a equipa de Zeca Amaral segura a sexta posição, com 14 pontos.

Mini goleada no “dérbi”

No “dérbi” da capital número 35 e aguardado com expectativ­as, o Petro de Luanda goleou o Interclube, por 30, em pleno Estádio 22 de Junho, com Yano a “bisar” e outro de Tony. Depois da réplica dada na derrota com o 1º de Agosto, por 1-0, a formação da Polícia Nacional passou à margem da partida, apresentou-se amorfa e sem ideias de jogo para contrariar os intentos do conjunto petrolífer­o. Por indicação do técnico Bruno Ribeiro, as 13 contrataçõ­es feitas pela direcção, liderada por Alves Simões, com a finalidade de discutir o título do Girabola, continuam a não justificar os milhões gastos. Com a vitória sobre o Interclube, o Petro de Luanda mantém a perseguiçã­o ao 1º de Agosto, alcançando o terceiro triunfo consecutiv­o no campeonato.

Apostada em garantir a manutenção na primeira volta, a Académica do Lobito não desarma na disputa pelos lugares cimeiros, ao derrotar o Recreativo da Caála, por 1-0, com golo de Lindala, na deslocação ao Huambo. Os “estudantes” lobitangas mantêm a terceira posição da classifica­ção, com 20 pontos. Depois de um arranque promissor, o Caála não vence a seis desafios, estando na 11ª posição com 10 pontos. Candidato assumido à conquista do troféu, o Sagrada

Esperança perde terreno para os concorrent­es, designadam­ente 1º de Agosto, Petro de Luanda e Interclube. A formação diamantífe­ra consentiu empate caseiro (1-1) diante do Progresso Sambizanga, mantendo-se na 12ª posição, com nove pontos. Os “sambilas” estão um degrau abaixo, com oito.

No jogo de “caloiros”, o Ferrovia do Huambo derrotou o Wiliete de Benguela, por 10, no Estádio dos Kuricutela­s, com golo solitário de Chabalala. Os “locomotiva­s” alcançaram a primeira vitória na competição, mas continuam no 14º lugar, com cinco pontos. O Wiliete, por sua vez, mantém a 11ª posição, com nove.

Em casa emprestada, Cuando Cubango e Recreativo do Libolo empataram (0-0), no Estádio dos Eucaliptos, com a formação treinada por Albano César a desperdiça­r pontos, uma vez que vinha de derrotas diante do 1º de Agosto e Petro de Luanda, respectiva­mente. Com 18 pontos, o Libolo conserva o quarto lugar, enquanto o Cuando Cubango é oitavo, com 12. As formações do 1º de Maio de Benguela e do Desportivo da Huíla também dividiram o mal pelas “aldeias”, ao empatarem sem golos, no Estádio Nacional de Ombaka.

Os “militares” da Frente Sul estão em sétimo com 14 pontos, ao passo que os “proletário­s” mantêm o 15º lugar, com três. Na abertura da ronda, no passado domingo, Santa Rita do Uíge e Sporting de Cabinda saldou-se numa igualdade (1-1).

 ??  ??
 ?? VIGAS DA PURIFICAÇíO | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Avançado Ary Papel teve papel prepondera­nte nas acções ofensivas da equipa do Rio Seco
VIGAS DA PURIFICAÇíO | EDIÇÕES NOVEMBRO Avançado Ary Papel teve papel prepondera­nte nas acções ofensivas da equipa do Rio Seco

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola