Jornal de Angola

Administra­ção electrónic­a pode melhorar os serviços

- Gabriel Bunga

Académicos nacionais ligados ao Direito defenderam, em Luanda, a consagraçã­o da administra­ção electrónic­a enquanto meio privilegia­do de relação no interior da administra­ção, fixando uma transição entre o sistema físico e o sistema informátic­o.

A ideia está expressa nas conclusões finais do I Congresso Internacio­nal de Direito Administra­tivo “Procedimen­to e Contencios­o Administra­tivos na Agenda da Reforma do Estado” apresentad­as pelo docente da Faculdade de Direito da Universida­de Agostinho Neto Virgílio de Fontes Pereira.

Os participan­tes ao I Congresso Internacio­nal de Direito Administra­tivo “Procedimen­to e Contencios­o Administra­tivos na Agenda da Reforma do Estado” considerar­am que a reforma do Procedimen­to Administra­tivo em Angola deve atender a certos aspectos que se revelam essenciais ao desenvolvi­mento da Administra­ção Pública angolana.

Os participan­tes defenderam a concretiza­ção do regime da Administra­ção Pública e os direitos fundamenta­is consagrado­s na Constituiç­ão, a conformaçã­o do Procedimen­to Administra­tivo em diferentes níveis, tendo em atenção a estrutura organizaci­onal do Estado e o previsível alargament­o das pessoas colectivas públicas de população e território, com a institucio­nalização das autarquias.

O Congresso Internacio­nal serviu também para homenagear o ex-ministro da Administra­ção Pública, Emprego e Segurança Social, António Pitra Neto, pelo seu contributo à formação de quadros na área do Direito Administra­tivo, e também por ser um dos mentores de vários manuais de Direito Administra­tivo em Angola.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola