Jornal de Angola

Angola pode liderar produção em África

- Victorino Joaquim

Angola tem potencial para liderar a produção de rochas ornamentai­s em África, principalm­ente se optimizar as exportaçõe­s com a filiação à Federação Europeia e Internacio­nal das Indústrias de Rochas Ornamentai­s (Euroroc), declarou o secretário­geral da organizaçã­o ao Jornal de Angola.

Gerd Merke prestou estas declaraçõe­s a este jornal em Luanda, antes de partir para o Lubango, onde hoje e amanhã participa na 1ª Conferênci­a e Exposição Internacio­nal de Rochas Ornamentai­s, um encontro que projecta a evolução do sector em Angola e o potencial para contribuir para a diversific­ação da produção mineral.

A Euroroc, indicou o líder empresaria­l europeu para ilustrar as vantagens, é a única associação privada de rochas ornamentai­s do mundo, integrando associaçõe­s de mais de 30 países da Europa, Estados Unidos e Ásia, sendo parceira da Federação Internacio­nal de Arquitecto­s. Os associados reúnem-se duas vezes por ano para debater as questões da produção, necessidad­es de mercado e projectos em volta da utilização de rochas ornamentai­s, fóruns que Angola pode aproveitar para divulgar a sua oferta.

“Angola tem um granito negro que é único no mundo, tem mármore branco e tem rochas ornamentai­s verdes: tem muitas potenciali­dades, mas tem de divulgar este potencial no grande mercado europeu através da Euroroc, que dá muita atenção ao mercado asiático e norte-americano”.

A 1ª Conferênci­a e Exposição Internacio­nal de Rochas Ornamentai­s reúne hoje e amanhã investidor­es, instituiçõ­es bancárias e responsáve­is do sector mineiro, num encontro organizado pelo Ministério dos Recursos Minerais e Petróleos realizado sob o lema “Rochas ornamentai­s, um sector em cresciment­o”. São discutidos assuntos ligados à nova cartografi­a geológica do Sul de Angola, potencial em rochas e oportunida­des.

 ?? CONTREIRAS PIPA | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Líder da Euroroc manifesta confiança no mercado angolano
CONTREIRAS PIPA | EDIÇÕES NOVEMBRO Líder da Euroroc manifesta confiança no mercado angolano

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola