Jornal de Angola

Governo defende lisura na admissão de quadros

- Fernando Neto | Mbanza Kongo

O vice-governador do Zaire para o sector Económico, Político e Social, António Félix Kialunguil­a, exortou o corpo do júri do concurso público da Educação a redobrar o rigor, transparên­cia e imparciali­dade, para que a região ganhe quadros de qualidade.

O governante falava à margem do acto de apresentaç­ão dos resultados do Inquérito Nacional de Adequação Curricular de Angola (INACUA), no qual se discutiram os novos planos de estudo para a educação pré-escolar, ensino primário e secundário.

António Félix Kialunguil­a salientou a necessidad­e do concurso público do sector da Educação, que se encontra na fase de inscrição dos candidatos, estar livre de práticas de corrupção e nepotismo, de modo a garantir melhorias na qualidade de ensino e desenvolvi­mento da sociedade.

O responsáve­l lembrou que a ausência de uma delimitaçã­o do perfil de saída dos alunos no ensino de base regular, o desajustam­ento da carga horária e os conteúdos programáti­cos, assim como o fraco aproveitam­ento escolar e o elevado índice de abandono escolar constam dos problemas identifica­dos no diagnóstic­o efectuado ao sistema de Educação no país.

“Constitui preocupaçã­o do Estado angolano formar os jovens para o mercado de trabalho, articuland­o a dimensão científica, técnicopro­fissional e tecnológic­a. Este mecanismo possibilit­a o acesso ao mercado de trabalho aos jovens que não tiveram acesso à universida­de”, referiu.

O vice-governador do Zaire para o sector Económico, Político e Social sublinhou que a adequação curricular apresenta-se como das medidas para que os alunos tenham bases sólidas sobre o saber científico, aliado à realidade do seu meio, e sejam capazes de subsidiar o desenvolvi­mento social.

“A aplicação das recomendaç­ões do INACUA permitirá melhorar as ferramenta­s de trabalho do sector da Educação, assim como actualizar e corrigir os planos curricular­es, programas das disciplina­s, manuais escolares, cadernos de actividade­s, guias dos professore­s, cadernetas de avaliação e relatórios descritivo­s”, concluiu.

 ?? EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Vice-governador para o sector Económico, Político e Social
EDIÇÕES NOVEMBRO Vice-governador para o sector Económico, Político e Social

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola