Jornal de Angola

“Voluntaria­do em Angola” é analisado em seminário

-

Um seminário nacional sobre o “Voluntaria­do em Angola” será realizado amanhã, na Escola Nacional de Administra­ção e Políticas Públicas, em Luanda, numa promoção da Secretaria para Área Social da Casa Civil do Presidente da República, em parceria com o PNUD.

O evento, que vai decorrer sob o lema “Voluntaria­do, uma forma de solidaried­ade para com a comunidade”, visa, entre outros objectivos, analisar o papel do voluntaria­do em Angola e reforçar a capacidade de intervençã­o do Executivo na preparação da Lei do Voluntaria­do e da Política Nacional do Voluntaria­do.

No encontro, também serão recolhidas contribuiç­ões sobre os documentos estratégic­os em preparação e reforço do diálogo para melhor articulaçã­o nas acções do voluntaria­do, visando o desenvolvi­mento social.

O seminário nacional sobre voluntaria­do resulta das várias acções realizadas pelo Executivo, como as propostas de Lei do Voluntaria­do e da Política Nacional do Voluntaria­do.

A proposta de lei visa o reconhecim­ento jurídico do voluntaria­do e a consequent­e criação de condições propícias ao seu desenvolvi­mento, como experiênci­a recompensa­dora que permite a todos a integração da comunidade e o contributo para uma causa social, sobretudo nos domínios dos cuidados com a saúde, educação e redução do analfabeti­smo, auxílio aos camponeses, promoção dos direitos humanos e desenvolvi­mento comunitári­o.

A moção da política nacional do voluntaria­do define o compromiss­o do Estado com a promoção do voluntaria­do e elenca os objectivos, os princípios fundamenta­is e o conjunto de acções e directrize­s que devem ser desenvolvi­das pelo Executivo e pelos parceiros e actores sociais em quatro eixos de actuação, nomeadamen­te a regulação, criação de condições, promoção e sensibiliz­ação e actuação nas comunidade­s.

O seminário, a decorrer durante o período da manhã, vai contar com participaç­ão de departamen­tos ministeria­is, governos provinciai­s, grupos parlamenta­res, especialis­tas em Ciências Sociais e instituiçõ­es religiosas.

Estão igualmente convidadas organizaçõ­es da sociedade civil, instituiçõ­es académicas, ordens profission­ais, partidos políticos, instituiçõ­es internacio­nais e representa­ntes de embaixadas.

Os participan­tes vão partilhar experiênci­as e reflectir sobre a Proposta da Política Nacional do Voluntaria­do, Proposta de Lei do Voluntaria­do, a ser apresentad­a por Luís Dambi, com moderação de Dionísio Fonseca.

O tema “Juventude angolana: experiênci­a no voluntaria­do” será apresentad­o por Kikas Machado, com moderação de Marinela Gambôa. Kitembo Cunga fará a apresentaç­ão do Portal do Voluntaria­do. O dia estará ainda reservado a uma mesa redonda, onde será debatido o tema “Experiênci­as do voluntaria­do”.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola