Jornal de Angola

Falta de divisas pode afastar Angola de feira internacio­nal

A feira vai receber cerca de 800 expositore­s de 30 países e perto de 13 mil visitantes de vários pontos do mundo

- Nhuca Júnior

Angola pode não participar, de 31 de Outubro a 3 de Novembro, na 71ª edição da Feira de Ideias, Invenções e Novos Produtos (Iena), que é realizada anualmente na cidade alemã de Nuremberga, por falta de divisas para suportar a deslocação da delegação ao prestigiad­o evento internacio­nal.

A informação está num documento da Universida­de Agostinho Neto, que faz parte da comissão organizado­ra criada para a participaç­ão do estabeleci­mento de ensino superior e de parceiros na Feira Internacio­nal de Nuremberga, como também é conhecida a Iena, em cujo evento Angola participa desde 2009.

O documento, a que o Jornal de Angola teve ontem acesso, refere que, até terça-feira, ainda não havia divisas para Angola honrar alguns compromiss­os logísticos na Feira Internacio­nal de Nuremberga, entre os quais o pagamento do aluguer do stand e o assegurame­nto da estadia de alguns membros da delegação angolana.

“Esforços feitos junto de alguns bancos comerciais não resultaram em avanços positivos”, lê-se no documento, assinado pelo chefe do Departamen­to de Ciências da Computação da Faculdade de Ciências da Universida­de Agostinho Neto, Mateus Padoca Calado.

Angola inscreveu, para participar na 71ª edição da Feira Internacio­nal de Nuremberga, 20 projectos, a maioria dos quais ligada às Tecnologia­s de Informação e Comunicaçã­o (TIC) e orientada para os sectores da Saúde, Educação e Energia.

Os vinte projectos inscritos pertencem às universida­des Agostinho Neto e Metodista de Angola, à Escola 5.099, em Viana, ao Complexo Escolar Elíada e à Seaka-Casa de Caminho André Luiz, instituiçõ­es que conquistar­am, de 2014 a 2018, um total de 13 medalhas, sendo uma de ouro, sete de prata e cinco de bronze.

O engenheiro Mateus Padoca Calado apela, no documento, às instituiçõ­es bancárias que permitam a compra de divisas pela delegação angolana à 71ª edição da Feira de Ideias, Invenções e Novos Produtos (Iena), onde o país já conseguiu, desde a sua primeira participaç­ão, há dez anos, 70 medalhas, sendo 13 de ouro, 37 de prata e 30 de bronze. Na edição passada, Angola conquistou três medalhas - uma de ouro e duas de prata.

Até terça-feira, ainda não havia divisas para Angola honrar alguns compromiss­os logísticos na Feira Internacio­nal de Nuremberga, entre os quais o pagamento do aluguer do stand e o assegurame­nto da estadia de alguns membros da delegação angolana

Caso o problema da falta de divisas seja ultrapassa­do, a delegação angolana à 71ª edição da Feira Internacio­nal de Nuremberga parte para a Alemanha na próxima segunda-feira e regressa a Luanda no dia 8 de Novembro.

A Feira Internacio­nal de Nuremberga, uma das mais antigas do Mundo, impression­a pelo alto nível de invenções e é utilizada por inventores de muitos países como plataforma de marketing para a apresentaç­ão de ideias, protótipos, produtos e serviços.

Para este ano, a feira vai receber cerca de 800 expositore­s de 30 países e perto de 13 mil visitantes de 41 países.

 ?? DOMINGOS CADÊNCIA | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Inventores correm o risco de não participar numa das maiores montras mundiais
DOMINGOS CADÊNCIA | EDIÇÕES NOVEMBRO Inventores correm o risco de não participar numa das maiores montras mundiais

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola