Jornal de Angola

Fase de qualificaç­ão arranca em Janeiro

- António Ferreira

A primeira fase de qualificaç­ão europeia ao Campeonato do Mundo sénior masculino de andebol de 2021, que o Egipto acolhe, o primeiro da história com 32 selecções, arranca em Janeiro, nove meses depois da conquista caseira da Dinamarca.

Na primeira fase de apuramento, a Federação Europeia da modalidade (EHF) projecta um torneio com 15 selecções, repartidas em quatro grupos, num formato de todos contra todos. Para a segunda etapa, qualificam-se apenas as primeiras, que disputarão um “play-off”, marcado para Abril do próximo ano.

Os quatro países apurados ficam isentos da disputa dos torneios olímpicos para os Jogos de Tóquio. No Europeu de 2020, os vencedores avançam para o “play-off” final, em Junho próximo, para as nove vagas de qualificaç­ão ao Mundial de 2021. A primeira jornada inscreveu ontem, as partidas: Grécia-Chipre e Finlândia-Israel, pontuáveis para o grupo dois. A segunda ronda está agendada para domingo, enquanto as jornadas subsequent­es estão marcadas para Janeiro de 2020.

No grupo um estão Lituânia, Eslováquia, Ilhas Faroé e Luxemburgo e no três perfilam Itália, Roménia, Kosovo e Geórgia. As referidas selecções jogam o apuramento em Janeiro. No grupo quatro, Turquia, Bélgica e Estônia disputam os seus jogos em Odunpazari, neste fim-de-semana. O europeu masculino de 2020 será o primeiro com 24 selecções e arranca a 9 de Janeiro. As quatro primeiras classifica­das apuram-se para o Campeonato do Mundo do Egipto’2021. Nas vestes de detentora do título, a Dinamarca já está qualificad­a à semelhança dos anfitriões.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola