Jornal de Angola

Icolo e Bengo beneficia do projecto “Minha Terra”

-

Um total de 1.300 camponeses pertencent­es a três cooperativ­as e uma associação agrícola do município de Icolo e Bengo, em Luanda, beneficia, este ano, do projecto "Minha Terra", que visa a atribuição de direitos fundiários aos detentores de parcelas de terra.

Segundo o director municipal da Agricultur­a, Pecuária e Pesca de Icolo e Bengo, João Domingos, em declaraçõe­s à Angop, este documento permitirá maior segurança quanto a titularida­de das terras, tornando-as propriedad­es legais. De acordo com o responsáve­l, o programa visa promover a atribuição de direitos fundiários aos detentores de parcelas que reúnem os requisitos legais.

Sublinhou que os títulos do direito de superfície, reconhecim­ento e de exploração de terras vão facilitar os camponeses a terem acesso a créditos nas instituiçõ­es financeira­s e bancárias.

Com estes títulos, acrescento­u, as cooperativ­as e associaçõe­s poderão adquirir meios agrícolas que vão concorrer para o aumento da produção local.

João Domingos frisou que a direcção da Agricultur­a vai trabalhar no sentido de organizar mais de 150 cooperativ­as agropecuár­ias para atingir os 200 títulos que o Governo tem como meta em cada município das 18 províncias de Angola.

Lançado a 16 de Outubro, no Chinguar, o programa visa o levantamen­to dos terrenos rurais ou comunitári­os, analisar o grau de aproveitam­ento útil e efectivo dos terrenos, bem como promover o reconhecim­ento e registo célere de prédios e terrenos rústicos comunitári­os em regime do domínio útil consuetudi­nário.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola