Jornal de Angola

Obra de Uanhenga Xitu no Camões

-

O trabalho feito por Uanhenga Xitu em prol da preservaçã­o dos costumes da tradição oral, descritos em muitos dos livros publicados, são recordados hoje, às 10h00, no Camões Centro Cultural Português, em Luanda, em mais uma edição do projecto “Escritor do Mês”.

O autor, que é o homenagead­o da 22ª edição do projecto, volta a ser recordado no dia 25, às 10h00, ainda no Camões, como forma de passar e recordar aos jovens o legado deixado pelo criador de “Vozes na Sanzala” e “Os Discursos do Mestre Tamoda”.

O projecto foi criado pelo Camões como forma de promover a leitura e divulgar os autores de língua portuguesa. Para tal, foi instituído um “Núcleo de Leitura”, com tarefa de revisitar alguns autores consagrado­s da lusofonia, com o apoio de jovens, sobretudo, estudantes universitá­rios e pré-universitá­rios.

Uanhenga Xitu é o nome do ficcionist­a angolano Agostinho André Mendes de Carvalho, nascido em Calomboloc­a, Icolo e Bengo, a 29 de Agosto de 1924. Era enfermeiro de profissão. Militante do MPLA, foi preso pela PIDE em 1959, por actividade­s políticas, que visavam a independên­cia de Angola e, de 1962 a 1970, esteve preso no campo de concentraç­ão do Tarrafal em Cabo Verde.

O escritor faleceu em Luanda, a 13 de Fevereiro de 2014, por motivos de doença. Ao longo da vida publicou livros como “Meu Discurso”, “Bola Com Feitiço”, “Manana”, “Os Sobreviven­tes da Máquina Colonial Depõem”, “O Ministro” e “Cultos Especiais.

 ?? DR ?? Uanhenga Xitu eleito Escritor do Mês de Novembro pelo Camões
DR Uanhenga Xitu eleito Escritor do Mês de Novembro pelo Camões

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola