Jornal de Angola

Angola pode acolher exposição de provedores

-

Angola pode ser palco da Segunda Exposição Internacio­nal dos Provedores de Justiça de África, cuja data ainda é desconheci­da.

Segundo uma nota da Provedoria de Justiça de Angola, a que este jornal teve ontem acesso, o convite foi feito durante a primeira exposição, realizada de 28 a 31 de Outubro, em Abuja, Nigéria. A provedora de Justiça adjunta, Florbela da Rocha Araújo, que participou no encontro de Abuja, solicitou que fosse enviado um convite formal ao provedor, Carlos Alberto Ferreira Pinto.

A Primeira Exposição Internacio­nal dos Provedores de Justiça de África decorreu sob o lema “Ampliar as fronteiras do Provedor de Justiça – melhor governação e melhor desempenho”.

Do programa do evento, destacou-se o momento especial dedicado à exposição de fotos, partilha de experiênci­a e discussões de especialis­tas sobre as contribuiç­ões das mulheres líderes no sector de Provedoria­s de Justiça e de instituiçõ­es de supervisão.

Quanto à troca de experiênci­a, teve-se em evidência dois painéis de debate, sendo um ligado ao “Ombudsmen e o desafio do combate à corrupção” e outro reservado

Provedora de Justiça adjunta às “Mulheres líderes no sector de Provedoria­s de Justiça”.

A provedora da Justiça adjunta de Angola foi prelectora no segundo painel, tendo se debruçado sobre “O papel de liderança que as Mulheres líderes desempenha­ram nas instituiçõ­es ao longo dos anos” e “Como as mulheres podem ajudar o Ombudsman, no tratamento de reclamaçõe­s?” Florbela Araújo falou ainda sobre “A igualdade de género e o empoderame­nto das mulheres”.

A jurista terminou a sua prelecção dizendo que a luta das mulheres para alcançarem posições de liderança na comunidade não é, sob qualquer prisma, uma tarefa fácil. “Se você é livre, precisa libertar alguém. Se você tem poder, então seu trabalho é empoderar outra pessoa”, defendeu Florbela Araújo, que exortou ainda as mulheres a causarem impacto em cada tarefa que realizam. “Olhe para elas (tarefas) pensando em como levar isso para o próximo nível. E seja confiante sobre si mesmo”, acrescento­u.

O evento ficou ainda marcado pela premiação de Angola pela participaç­ão e por ter realizado uma exposição brilhante com imagens, livros, peças artesanais, comidas da terra que muito chamaram a atenção de todos os participan­tes.

A Primeira Exposição Internacio­nal dos Provedores de Justiça de África contou com a presença do embaixador de Angola na Nigéria, Eustáquio Januário Quibato.

 ?? SANTOS PEDRO | EDIÇÕES NOVEMBRO ??
SANTOS PEDRO | EDIÇÕES NOVEMBRO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola