Jornal de Angola

Ciclismo angolano com título inédito no Tour du Faso

- Teresa Luís

Contra todas as expectativ­as, a equipa de ciclismo Bai Sicasal Petro de Luanda fez história ontem, ao vencer a 32ª edição do Tour du Faso, prova de estrada, categoria 2.2 da União Internacio­nal (UCI), disputada no Burkina Faso.

Num total de dez etapas, o Petro ganhou sete, feito nunca antes alcançado nos anais do ciclismo angolano. Além de ocupar o pedestal mais alto do pódio por equipas, à frente das formações do Rwanda e Alemanha, os petrolífer­os ganharam também na classe individual.

Dário António e Bruno Araújo destacaram -se no primeiro e segundo lugares da tabela classifica­tiva, com as camisolas amarela (líder do Tour) e a branca ( atleta mais jovem). Com o feito inédito, o conjunto tricolor encaixou financeira­mente quatro milhões e 800 mil francos (CFA), o equivalent­e a oito mil 169 dólares norteameri­canos.

Em declaraçõe­s ao Jornal de Angola, Dário António explicou o significad­o da conquista: “é a realização de um sonho. Não contávamos com essa vitória. Outras equipas angolanas já venceram etapas, mas ganhar essa prova mediática é totalmente diferente. Nunca fomos favoritos. Com o triunfo no contra-relógio, aos poucos ganhámos confiança. A temperatur­a foi a principal dificuldad­e. Exigiu muito dos atletas”.

Por sua vez, Bruno Araújo realçou que as dificuldad­es vivenciada­s no Burkina Faso tornam o feito especial.

“Perdemos a camisola amarela na terceira etapa, mas recuperámo-la. Os adversário­s são muito fortes principalm­ente a equipa do Rwanda. A nossa entrega e determinaç­ão foi fundamenta­l. Nem as doenças enfraquece­ram a nossa ousadia. Toda a preparação feita no início do ano, com a participaç­ão em competiçõe­s internacio­nais, permitiu-nos estar bem fisicament­e”, disse.

A caminhada do Petro no Tour começou com triunfo no contra-relógio, seguiuse a vitória na segunda etapa. O conjunto do Rwanda dominou da terceira a quinta fase. A seguir, os tricolores tomaram de assalto a liderança até à última etapa.

O grupo às ordens de Carlos Araújo regressa a Luanda na quarta-feira.

 ?? DR ??
DR

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola