Jornal de Angola

Maior traficante de pessoas do mundo é preso no Brasil

-

Saifullah Al-Mamun, nascido no Bangladesh e considerad­o, pelas autoridade­s, um dos traficante­s de seres humanos mais prolíficos do mundo, foi capturado, quinta-feira, em São Paulo (Brasil), numa operação conjunta das autoridade­s norte-americanas e brasileira­s.

Além de Al-Mamun, que estava na lista da Interpol, foram ainda detidos outros sete membros de um grupo que se dedicava ao tráfico de pessoas para os EUA, através de rotas ilegais. A maioria das vítimas era oriunda de países como o Afeganistã­o, Bangladesh, Índia e Paquistão. Al-Mamun foi preso em São Paulo, onde residia há seis anos com um visto de refugiado. A Polícia congelou, ainda, 42 contas bancárias que terão sido usadas pelo grupo para financiar as actividade­s criminosas, conta a Reuters.

O Departamen­to de Justiça dos EUA acusa-o de ter trazido pessoas do Sul da Ásia e organizado a viagem através de uma rede de contraband­istas que operam no Peru, Equador, Colômbia, Panamá, Costa Rica, Nicarágua, Honduras, Guatemala e México.

As vítimas eram obrigadas a empreender uma perigosa viagem da América Central até a fronteira com o México e dali para os EUA. Cada uma pagava cerca de 12.524 dólares pela tentativa de entrar em solo norte-americano. Alguns acabavam por permanecer ilegalment­e no Brasil, onde recebiam documentos falsos.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola