Jornal de Angola

Académico defende estratégia para o mar

- Edna Dala

O director nacional do Gabinete de Estudos, Planeament­o e Estatístic­a do Ministério das Relações Exteriores, Miguel Domingos Bembe, defendeu ontem, em Luanda, a criação de uma estratégia adequada e definida, para garantir a segurança marítima do país. Miguel Domingos Bembe, que falava à imprensa depois da cerimónia de apresentaç­ão do “Manual sobre políticas públicas e estratégia­s do mar para Angola”, referiu que “Angola está a pensar no mar e tem consciênci­a sobre as suas oportunida­des e potenciali­dades, mas há que ter uma estratégia que, esperamos, seja formulada, definida e aprovada para começarmos a caminhar neste mundo magno que é o mar”.

O livro, apresentad­o na Escola Nacional de Administra­ção e Políticas Públicas (ENAPP), é da autoria dos professore­s catedrátic­os Miguel Domingos Bembe e António Silva Ribeiro, chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas Portuguesa­s. Do ponto de vista da segurança marítima, Miguel Domingos Bembe disse que o país tem um conjunto de políticas para este contexto, mas ainda tem muitos desafios.

Angola tem um conjunto de políticas, frisou, mas precisa de uma estratégia integrada para a materializ­ação destas políticas. “O país pode ter muitas políticas, mas se não tiver uma estratégia adequada, onde se identifica o papel de cada um no mar, será sempre muito difícil articularm­os e nos defendermo­s no mar”, ressaltou.

O académico explicou que a obra destina-se a estudantes, e é o primeiro manual em português publicado em Angola. Apresenta várias teorias e práticas que devem ser seguidas.

 ?? MARIA AUGUSTA | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Manual é destinado a estudantes e pesquisado­res
MARIA AUGUSTA | EDIÇÕES NOVEMBRO Manual é destinado a estudantes e pesquisado­res

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola