Jornal de Angola

Maduro expulsa diplomatas de El Salvador

-

O Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, ordenou, ontem, a expulsão do corpo diplomátic­o de El Salvador acreditado no país, alegando o “princípio da reciprocid­ade”, após o país centroamer­icano ter feito o mesmo na noite de sábado.

“No âmbito do princípio da reciprocid­ade, a Venezuela expulsou o corpo diplomátic­o de El Salvador em Caracas. O Presidente de El Salvador, Nayib Bukele, assume oficialmen­te o triste papel de peão da política externa dos EUA, ao dar oxigénio à sua estratégia de agressão contra o povo venezuelan­o”, escreveu o ministro das Relações Exteriores venezuelan­o, Jorge Arreaza, no Twitter.

Arreaza partilhou, ainda, na conta, no Twiter, um comunicado, no qual se declara como “persona non grata” os membros do corpo diplomátic­o de El Salvador em Caracas, a quem foi dado um prazo de 48 horas para abandonar a Venezuela.

O Presidente de El Salvador, Nayib Bukele, que não reconhece legitimida­de ao homólogo venezuelan­o, ordenou, no sábado, a expulsão de todos os diplomatas venezuelan­os no prazo de 48 horas.

Mesmo antes de assumir o cargo, no início de Junho, Bukele disse que pretendia manter um relacionam­ento “distante” com Caracas e estreitar os laços com os EUA, exigindo a saída de Maduro.

Alguns países, incluindo da região reconhecer­am como Presidente interino da Venezuela o presidente do Parlamento e líder da oposição, Juan Guaidó.

Momentos depois da expulsão de diplomatas venezuelan­os de São Salvador, o embaixador norte-americano no país centro-americano, Ronald Johnson, disse ter recebido com satisfação a decisão de Nayib Bukele.

O Governo da Venezuela é acusado de violações dos direitos humanos e detenções arbitrária­s. Contudo, as posições do Presidente Maduro continuam a ser apoiadas nas Nações Unidas pela maioria dos países membros.

 ?? DR ?? O Presidente da Venezuela retaliou contra salvadoren­hos
DR O Presidente da Venezuela retaliou contra salvadoren­hos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola