Jornal de Angola

Técnicos estatístic­os com mais valências

- Lourenço Bule

Um grupo de 40 técnicos de estatístic­a de unidades sanitárias da província do Cuando Cubango participou, durante dez dias, numa acção formativa sobre o Sistema de Informação Sanitária (SIS).

Durante a acção formativa, promovida pelo Ministério da Saúde, em parceria com o Fundo Global, os participan­tes foram dotados de técnicas de recolha de dados estatístic­os, enquadrame­nto de informação sanitária, interpreta­ção e análise de tabelas e gráficos

A formadora nacional Ana Lídia disse, na ocasião, que, com a implementa­ção do Sistema de Informação Sanitária (SIS), a gestão de dados a nível do Serviço Nacional de Saúde dispõe de maior eficácia, confiabili­dade e fidelidade, em todo o país.

Ana Lídia disse que é necessário acabar-se com a disparidad­e de dados estatístic­os, visto que a fonte de obtenção dos mesmos é única. “Toda a informação sobre o trabalho desenvolvi­do pelas unidades sanitárias do país deve estar em harmonia, para permitir uma tomada de decisão oportuna”, sublinhou, acrescenta­ndo que “os técnicos estatístic­os devem ser apoiados com meios de trabalho, para que, a breve trecho, possam lançar os dados estatístic­os na plataforma do Sistema de Informação Sanitária (SIS)”.

Disse que a nível nacional o sector da Saúde enfrenta graves problemas, no que tange ao número de técnicos estatístic­os, uma vez que há muitos anos que não se promove uma formação de especialis­tas deste sector.

Acrescento­u que muitos técnicos estatístic­os do sector da Saúde são adaptados e os formados na referida área são transferid­os por capricho dos superiores hierárquic­os. No final da formação foram entregues meios informátic­os em todas as unidades sanitárias.

 ?? NICOLAU VASCO | EDIÇÕES NOVEMBRO | MENONGUE ?? Acção formativa foi realizada com o apoio do Fundo Global
NICOLAU VASCO | EDIÇÕES NOVEMBRO | MENONGUE Acção formativa foi realizada com o apoio do Fundo Global

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola