Jornal de Angola

Luís Kandjimbo apresenta “Alumbu”

- Mário Cohen

“Alumbu - O Cânone Endógeno no Campo Literário Angolano - Para Hermenêuti­co Cultural” é o título do livro de Luís Kandjimbo que é apresentad­o, hoje, às 17h30, na União dos Escritores Angolano (UEA), em Luanda.

O livro é uma colectânea de textos ensaístico­s sobre várias problemáti­cas da cultura angolana, vista no contexto geral das culturas africanas.

Natural de Benguela, Luís Kandjimbo é o pseudónimo literário de Luís Domingos Francisco. No princípio da década de 1980, dada a paixão pelas artes e letras, partiu para o Lubango, onde frequentou o primeiro ano da Faculdade de Letras.

O primeiro ensaio foi publicado no Jornal de Angola. Entre muitos, destacam-se “A literatura negro-africana e efeitos útil” e outro da “Dimensão histórico-literária de Agostinho Neto”. Na época, era um investigad­or a colaborar com o Centro de Investigaç­ão Histórica, o actual Arquivo Histórico.

Em 1987, publicou o primeiro livro de ensaios, “Apuros

de vigília” e, em 1998, o segundo, “Apologia de Kilitangi”. Depois publicou dois livros de poemas, um deles, “A Estrada da Secura”, vencedor da menção honrosa do concurso Sonangol de Literatura.

A UEA inaugura, ainda, amanhã, às 15h30, no âmbito das celebraçõe­s do Dia Internacio­nal do Escritor Africano, do Centro de Estudos Literário

Angolanos (CELA), com o objectivo de desenvolve­r e divulgar a literatura nacional em todo o país.

O CELA, como explicou a UEA em comunicado, vai valorizar a literatura angolana, assim como possibilit­ar aos estudantes universitá­rios e os demais interessad­os trocarem experiênci­as com estudiosos convidados pelo centro para os orientar.

 ?? JOÃO GOMES | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Escritor regressa hoje ao mercado literário com um ensaio
JOÃO GOMES | EDIÇÕES NOVEMBRO Escritor regressa hoje ao mercado literário com um ensaio

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola