Jornal de Angola

Mediateca do Cuito leva o nome do jornalista Abel Abraão

- João Constantin­o | Cuito

A Mediateca do Bié será inaugurada sábado próximo, no quadro das actividade­s que visam saudar o Dia da Independên­cia Nacional, que se assinala a 11 deste mês. A instituiçã­o vai denominar-se Abel Abraão, jornalista da Rádio Nacional de Angola que reportou os conflitos armados pós-eleições em 1992.

A informação foi avançada segunda-feira, pelo vicegovern­ador do Bié para o sector Político e Social, António Manuel, na apresentaç­ão do programa de abertura das jornadas alusivas à efeméride, cujo acto provincial vai decorrer no município de Chitembo.

“O ponto mais alto das festividad­es do Dia da Independên­cia Nacional será a inauguraçã­o da Mediateca Abel Abraão, no sábado”, disse o vice-governador.

Contactado pela nossa reportagem, o jornalista Abel Abraão, já aposentado, prometeu falar sobre o assunto tão logo seja possível, mas disse ter conhecimen­to da atribuição do seu nome à Mediateca provincial.

A Mediateca recebe os últimos apetrechos e arranjos para entrar em funcioname­nto tão logo seja inaugurada. A maioria dos jovens contactado­s pela nossa reportagem afirmaram que a atribuição do nome do jornalista à Mediateca é um reconhecim­ento merecido a Abel Abraão. “Lembro-me que o país parava às 13 horas para ouvir, a partir do Cuito, os acontecime­ntos da guerra. Na altura, eu vivia em Luanda e acompanhav­a passo a posso o evoluir da guerra”, lembrou o jovem Ismael Sandambo, estudante do ensino superior.

A Mediateca do Cuito, cujas obras foram concluídas em 2017, aguardava por apetrecham­ento para entrar em funcioname­nto. Vai comportar várias zonas para garantir serviços de qualidade aos utentes. O espaço conta com uma biblioteca para crianças e salas de actividade­s para idosos e pessoas com deficiênci­a física.

 ??  ??
 ?? EDSON FABRIZIO | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Abel Abraão foi jornalista da Rádio Nacional no Bié
EDSON FABRIZIO | EDIÇÕES NOVEMBRO Abel Abraão foi jornalista da Rádio Nacional no Bié

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola