Jornal de Angola

FIBA África confirma cidades-sede para a BAL

- António Ferreira

As cidades de Yaoundé (Camarões) e Kigali (Ruanda) acolhem a segunda fase de qualificaç­ão à fase final da Liga Africana de Basquetebo­l (BAL), também denominada “Elite 16”, num total de doze equipas.

Deste lote, serão agregadas, por convite, mais quatro formações, perfazendo um somatório de 16. Em comunicado, o órgão reitor da modalidade em África outorga a cidade de Yaoundé à organizaçã­o do grupo G Divisão Oeste, enquanto a capital ruandesa, Kigali, é o cenário escolhido para o grupo H - Divisão Leste.

O Grupo G disputar-seá de 26 de Novembro a 1 de Dezembro, enquanto o Grupo H ocorrerá de 17 a 22 de Dezembro.

Os anfitriões do Grupo G, as Forces Armeés Police de Yaoundé (FAP), enfrentarã­o o Abidjan Basketball Club da Costa do Marfim, o AS Police (Mali), AS Nigelec do

Níger, GSP da Argélia e Manga Sport do Gabão.

Enquanto isso, no Grupo H, o Patriots de Ruanda recebe o City Oilers de Uganda, o Ferroviári­o de Maputo de Moçambique, o GNBC de Madagáscar, a Autoridade Portuária do Quénia e a Universida­de da Zâmbia.

Cada divisão será composta por oito equipas, que serão divididas em dois grupos de quatro, cada uma, respectiva­mente, jogando no sistema “round-robin”, ou seja, todos contra todos numa volta única, apurandose as duas primeiras para as meias-finais.

Outrossim, as três primeiras classifica­das das meiasfinai­s qualificam-se para a temporada regular da Liga Africana de Basquetebo­l, com início em Março 2020. A estas, juntar-se-ão os campeões de Angola, Egipto, Marrocos, Nigéria, Senegal e Tunísia para completar a grelha da temporada regular da Liga Africana de Basquetebo­l (BAL) 2020, com 12 equipas.

 ?? DR ?? Luanda pode albergar uma das etapas da fase final da prova
DR Luanda pode albergar uma das etapas da fase final da prova

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola