Jornal de Angola

Mais combustíve­l, mais consumo

-

Angola adquiriu para comerciali­zação, no terceiro trimestre do 2019, um milhão, 190 mil e 550 toneladas métricas (TM) de derivados de petróleo, o que representa um cresciment­o de quatro por cento em relação ao período entre Abril e Junho.

Segundo os três operadores presentes na cerimónia de apresentaç­ão do balanço, promovido pelo Ministério dos Recursos Minerais e Petróleos (MIREMPET), Sonangol, Pumangol e Sonangalp, o aumento do consumo está relacionad­o com a maior regularida­de e disponibil­idade de produtos no referido período.

Nos primeiros meses do ano foram registadas várias dificuldad­es no abastecime­nto de combustíve­is, um pouco por todo o país.

Em relação ao período homólogo (terceiro trimestre de 2018) o cresciment­o do consumo de derivados de petróleo situou-se em 21 por cento. O balanço refere que cinco das 18 províncias de Angola são responsáve­is por 75 por cento do consumo a nível nacional. Luanda aparece em primeiro lugar com 53 por cento, seguida da Huíla com 6 por cento, Benguela e Cabinda com 5,5 por cento e Zaire com 5 por cento.

Neste momento estão registados 968 postos de abastecime­nto em estado operaciona­l, repartidos em 393 para a Sonangol Distribuid­ora (41 por cento) e 78 para a Pumangol (8 por cento), 53 da Sonangalp (5 por cento) e 444 de bandeira branca (46 por cento) abastecido­s pela Sonangol Distribuid­ora.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola