Jornal de Angola

Angola reafirma a aposta na expansão da economia

- Madalena José |* * Com Angop

O secretário de Estado das Finanças e Tesouro, Osvaldo João, assegurou ontem, em Luanda, que o Governo vai continuar a libertar recursos para acelerar o cresciment­o da economia não petrolífer­a.

Osvaldo João, que intervinha na cerimónia de apresentaç­ão do relatório do Fundo Monetário Internacio­nal (FMI) sobre Perspectiv­as Económicas Regionais para África subsaarian­a, ressaltou que os objectivos traçados no Orçamento Geral de Estado (OGE) 2020 vão no sentido de continuar a libertar recursos financeiro­s para acelerar a economia não petrolífer­a.

Sobre as previsões de cresciment­o do FMI para África subsaarian­a, que aponta para 3,2 por cento do Produto Interno Bruto (PIB), este ano, e 3,6 por cento em 2020, o governante frisou que os números não fogem das previsões anteriores. Sublinhou que as perspectiv­as variam de país para país, principalm­ente entre os ricos em recursos naturais, onde a média é de 2,5 por cento, categoria onde Angola está incluída.

Osvaldo João disse partilhar do ponto de vista do relatório do FMI, segundo o qual é necessário aumentar as taxas de rendimento per capita, sobretudo nos países dependente­s de recursos naturais, para garantir a criação de 20 milhões de postos de trabalho anual na África subsaarian­a.

O representa­nte residente do FMI em Angola, Marcos Rietti Souto, defendeu a necessidad­e dos países africanos detentores de recursos minerais, como petróleo, a implementa­ção de reformas estruturai­s, para tornar sustentáve­is as suas economias.

O responsáve­l saudou as reformas que Angola está a fazer nesse sentido.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola