Jornal de Angola

Benguela acolhe Grande Prémio Pepino de ciclismo

- Teresa Luís

A primeira edição do Grande Prémio Pepino em ciclismo disputa-se a partir de sábado, até segunda-feira, na província de Benguela, numa parceria entre a Federação Angolana (Faci) e o Ministério da Juventude e Desportos (Minjud).

Com uma distância de 285 quilómetro­s, o GP visa homenagear o veterano ciclista Alberto da Silva “Pepino”, falecido no ano passado, por doença, aos 95 anos. A primeira etapa do GP reserva uma corrida de fundo de 135 km, do município de Benguela-Dombe Grande-Benguela.

Na segunda fase, os ciclistas voltam a testar os pedais, num total de 150 quilómetro­s, com início e término em Benguela, e passagem na Talamajamb­a. No terceiro e último dia de competição, os atletas fazem uma passeata desde a casa do homenagead­o até ao cemitério, onde vão depositar uma coroa de flores na campa de Alberto da Silva.

O Jornal de Angola apurou junto do vice-presidente desportivo da federação, Justiniano Araújo, que todas as condições estão criadas.

“Tivemos atrasos por causa do orçamento. Mas, no cômputo geral, está tudo assegurado. As equipas de Luanda desembarca­m em Benguela na sexta-feira. Os hotéis Luso, Mombaka e Praia Morena acolhem as distintas delegações”, explicou.

BAI/Sicasal/Petro de Luanda, Amadores Cicloturis­tas (ACT), Kambas da Bicicleta (KB), Kambas dos Pedais (KPL) e Centro de Ciclismo do Kilamba (CCK) são as formações de Luanda inscritas, ao passo que Benguela será representa­da pela Jair Transporte, Hotel Luso e Escola Duas Rodas.

Além de troféus e medalhas, os vencedores também recebem da organizaçã­o prémios monetários.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola