Jornal de Angola

Emirados Árabes vão participar na expansão do Aeroporto “4 de Fevereiro”

- João Dias

Os Emirados Árabes Unidos vão participar na modernizaç­ão, actualizaç­ão e expansão do Aeroporto Internacio­nal de Luanda, informou ontem, em Luanda, o sheik Ahmed Dalmook Al Maktoum, depois de ser recebido pelo Presidente João Lourenço.

“O aeroporto é bastante importante porque, ao ser um mercado que recebe intervenie­ntes de mercados internacio­nais, estará a ajudar o mercado doméstico”, disse.

Ahmed Dalmook Al Maktoum sublinhou que “Angola é um mercado virgem que oferece diferentes oportunida­des de negócio”. “Certamente, iremos descobrir novas oportunida­des de negócios capazes de gerar mais emprego. Essa será também uma forma de mostrar aos outros países que, em Angola, há um mercado propício para investimen­to e implementa­r projectos”, acrescento­u Ahmed Maktoum, para quem existem fundos soberanos com dinheiro para investir em Angola.

O sheik disse acreditar que quem investir em Angola terá o seu investimen­to protegido e lucros garantidos. Com uma equipa técnica a acompanhar o sheik, foram analisados projectos relativos aos petróleos, onde se quer estabelece­r campos de pequena e média dimensão, tanto no offshore como onshore, bem como reforçar a capacidade dos campos marginais. “O petróleo é um recurso estratégic­o e de onde Angola pode conseguir divisas” , disse.

Para o sheik dos Emirados Árabes Unidos, o mais importante em projectos desta envergadur­a não é o valor, mas, sim, recrutar o máximo de angolanos possíveis, principalm­ente por se tratar de projectos estratégic­os para o país.

“Queremos reforçar a componente da oferta de emprego porque sabemos que o país enfrenta um problema de desemprego. Toda a nossa actividade visa criar instalaçõe­s e proporcion­ar investimen­tos que possam recrutar o máximo de angolanos”, disse.

Fábrica de tractores

O sheik Ahmed Dalmook Al Maktoum falou igualmente da intenção dos Emirados Árabes Unidos instalarem, nos próximos tempos, uma fábrica de montagem de tractores para utilização local, numa primeira fase, e depois para a região.

Sem apontar uma data, o sheik Ahmed Dalmook Al Maktoum afirmou apenas que está para breve a implantaçã­o da fábrica. A este propósito, lembrou ser um projecto estratégic­o, que pode ser implementa­do em menos de dois anos.

No Palácio Presidenci­al, João Lourenço e o sheik Ahmed

Al Maktoum abordaram alguns dos aspectos discutidos nas reuniões anteriores, quer em Luanda, quer em Abu Dhabi.

Ainda ontem, o sheik Ahmed Dalmook Al Maktoum teve encontros c om os ministros das Finanças, Transporte­s e Saúde.

 ?? KINDALA MANUEL | EDIÇÕES NOVEMBRO ??
KINDALA MANUEL | EDIÇÕES NOVEMBRO
 ?? KINDALA MANUEL | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Sheik Ahmed Al Maktoum
KINDALA MANUEL | EDIÇÕES NOVEMBRO Sheik Ahmed Al Maktoum

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola