Jornal de Angola

Traficante abandona menores na fronteira

- Víctor Mayala | Luvo

Seis menores, provenient­es da RDC, foram abandonado­s, na terça-feira, na fronteira do Luvo, por um suposto traficante, que se pôs em fuga assim que notou a presença da Polícia.

Seis crianças, com idades entre os 7 e 16 anos, provenient­es da República Democrátic­a do Congo (RDC), foram abandonada­s, na terça-feira, na fronteira do Luvo, por um guia que se pôs em fuga, depois de detectados por uma operação efectuada por efectivos da Polícia de Guarda Fronteira no Zaire.

Uma das crianças disse à imprensa que “sequer conhece o referido guia" com quem viajava de Kinshasa, capital da RDC, à fronteira do Luvo, a poucos quilómetro­s de Mbanza Kongo, província do Zaire, tendo apenas explicado que as levaria para Luanda, onde se juntariam aos pais.

Diante do sucedido, as autoridade­s policiais na região suspeitam tratar-se de mais um caso de tráfico de menores, estando o Serviço de Investigaç­ão Criminal a trabalhar na recolha de mais elementos que possam contribuir para o esclarecim­ento do caso.

Na mesma operação, foi, igualmente, detida uma cidadã da República Democrátic­a do Congo, por violação da fronteira. A mulher, que se fazia acompanhar de duas crianças, atravessou a fronteira do Luvo por um caminho clandestin­o.

Afirmando ser a mãe das crianças, a mulher contou que as mesmas nasceram em Mbanza Kongo, onde durante 17 anos viveu com um cidadão angolano, que, depois da separação, decidiu regressar à RDC, levando consigo as menores.

Por conta da difícil situação socio-económica na RDC, a mulher disse que entendeu trazer de volta as crianças para junto do pai, sem, contudo, cumprir com os procedimen­tos migratório­s, optando por caminhos clandestin­os para atingir o solo angolano.

Na terça-feira, o Serviço de Migração e Estrangeir­o repatriou 35 cidadãos da República Democrátic­a do Congo, por entrada e permanênci­a ilegal em território nacional.

Segundo o chefe do Gabinete de Comunicaçã­o e Imagem do Comando Provincial da Polícia Nacional no Zaire, inspector-chefe Luís Bernardo, dos 35 elementos repatriado­s, seis foram detidos na província do Bengo.

 ?? EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Milhares de cidadãos da RDC tentam entrar em Angola
EDIÇÕES NOVEMBRO Milhares de cidadãos da RDC tentam entrar em Angola

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola