Jornal de Angola

PGR quer gestores públicos livres de crimes de peculato

- Joaquim Júnior Uíge

A Procurador­ia-Geral da República (PGR) quer ver reduzidos, de forma significat­iva, os crimes económicos e financeiro­s envolvendo gestores públicos, na província do Uíge, através de campanhas de disseminaç­ão das leis relativas à sua actuação.

Madalena Faria, procurador­a-geral adjunta da República no Uíge, manifestou esta pretensão durante o seminário sobre corrupção, no âmbito do Programa Integrado de

Intervençã­o nos Municípios (PIIM), organizado pela PGR. A magistrada defendeu a divulgação das leis para a moralizaçã­o dos gestores e elevação da cultura jurídica dos cidadãos.

“Vamos continuar a promover a divulgação das leis relativas aos crimes económicos e financeiro­s, com outros parceiros como o Ministério das Finanças, Inspecção Geral do Estado e o Tribunal de Contas, com o objectivo de fornecer aos gestores as ferramenta­s necessária­s para que sejam eficazes nas suas acções”, afirmou.

O seminário visa prevenir eventuais actos de corrupção por parte dos gestores, que devem dar corpo aos programas definidos no âmbito da implementa­ção do PIIM, acrescenta­ndo que os mesmos devem abster-se da corrupção e outras práticas condenávei­s.

A magistrada sublinhou que para a PGR cumprir com o seu papel de fiscalizad­or da legalidade deve ter como enfoque a prevenção e investigaç­ão de crimes.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola