Jornal de Angola

Microempre­sa angolana revela testes no Rwanda

-

A APPY, startup angolana que criou uma plataforma que concentra informaçõe­s sobre hospitais, clínicas e farmácias em todas as províncias, participa pelo terceiro ano consecutiv­o na Web Summit, em Lisboa, onde anunciou os primeiros testes no Rwanda, no quadro de um plano de expansão em África.

O director-geral da companhia, Pedro Beirão, definiu, em entrevista à Lusa, a plataforma como uma ferramenta concebida para “acrescenta­r transparên­cia” e aproximar a população aos serviços de saúde, através da classifica­ção dos estabeleci­mentos segundo o grau de satisfação.

A aplicação, para telefones inteligent­es, permite a marcação de consultas, compra de medicament­os, aquisição de planos de saúde e também a classifica­ção pelos utilizador­es da qualidade dos serviços prestados.

Na área da Saúde, esta aplicação tem “mais informação do que o Google” em Angola, referiu, vincando que “a ideia é que as pessoas tenham acesso à saúde e que a saúde tenha acesso às pessoas”.

A equipa envolvida na plataforma é composta por 22 elementos, entre programado­res e pessoas que trabalhara­m no inventário dos produtos e a aplicação já ultrapasso­u os 50 mil downloads.

Para o fundador desta startup, a Web Summit foi “um trampolim”, porque em 2017, primeiro ano em que a microempre­sa esteve presente na cimeira tecnológic­a e de empreended­orismo, foi “mais a descoberta”, mas no ano seguinte houve “encontros com vários parceiros”.

Na edição deste ano, Pedro Beirão espera encontrar-se “com mais investidor­es e parceiros”, de modo a poder equacionar uma eventual introdução desta plataforma além do continente africano.

A Web Summit, onde este ano participam cinco empresas angolanas, teve início na segunda-feira e decorre até quinta-feira. A cimeira tecnológic­a começou a ser realizada em 2010 na Irlanda, passando a ser acolhida em Lisboa desde 2016, devendo manter-se na capital portuguesa até 2028.

 ?? DR ?? Web Summit promove projectos de microempre­sas angolanas
DR Web Summit promove projectos de microempre­sas angolanas

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola