Jornal de Angola

Índice de contaminaç­ão do VIH é preocupant­e

- Eduardo Cunha | Malanje

A província de Malanje tem uma taxa de dois por cento de VIH, o que correspond­e a 19 mil pessoas, num universo de mais de um milhão de habitantes, à luz dos últimos dados do censo populacion­al que o país realizou em 2008.

De acordo com o presidente da Rede Angolana das Organizaçõ­es Não Governamen­tais de Luta contra o VIH, António Coelho, que chefia uma delegação multissect­orial, “os dados sobre a província são preocupant­es. Estamos a falar de 19 mil pessoas vivendo com VIH/sida, mas a cobertura do tratamento é inferior a 50 por cento”.

Dados apontam que no ano passado a província realizou cerca de 46 mil testes de VIH, com 1.817 resultados positivos, o que António Coelho considera de alarmante, tendo em conta a falta de retrovirai­s e de apoio social aos seropositi­vos.

A equipa multissect­orial que integra igualmente o representa­nte da ONUSIDA em Angola, Michel Kouakou, trabalha no âmbito da advocacia e supervisão das acções e das respostas ao VIH, malária e tuberculos­e, visando encontrar caminhos para evitar a propagação das referidas doenças e despertar a população sobre o perigo das mesmas.

Sobre a tuberculos­e naquela região de Angola, António Coelho revelou que o número de casos nos últimos tempos conheceu um aumento significat­ivo, dada a incapacida­de de resposta do hospital sanatório local.

O presidente da ANASO afirmou que “a província de Malanje está a perder a guerra no combate à malária, do ponto de vista da prevenção. Não se fala absolutame­nte nada da distribuiç­ão de mosquiteir­os. São muito reduzidas as outras acções de prevenção”.

 ?? MIQUEIAS MACHANGONG­O | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? População é aconselhad­a a conhecer o estado serológico
MIQUEIAS MACHANGONG­O | EDIÇÕES NOVEMBRO População é aconselhad­a a conhecer o estado serológico

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola