Jornal de Angola

Zito Luvumbo desperta atenção do Barcelona e Manchester United

Zito Luvumbo despertou a cobiça dos grandes clubes da Europa como o Barcelona FC e o Manchester United, que enviaram olheiros

- António de Brito

A Selecção Nacional Sub-17 de futebol teve uma prestação equitativa na presença inédita na 18ª edição do Campeonato do Mundo, que decorre no Brasil até ao dia 17 do corrente. Os Palanquinh­as marcaram presença nos oitavos-de-final etapa da qual foram afastados, após derrota por 1-0, diante da Coreia do Sul.

Integrado no Grupo A, o conjunto angolano espalhou momentos de arte durante a primeira fase do torneio, ao classifica­r-se na segunda posição, com seis pontos.

No jogo de estreia, o “onze” nacional derrotou a Nova Zelândia, por 2-1, idêntico resultado alcançado no desafio com o Canadá. No derradeiro jogo, a formação angolana perdeu com o anfitrião Brasil, por 0-2, depois da igualdade (0-0), ao intervalo.

Em quatro encontros disputados, Angola marcou quatro golos e consentiu cinco. Apesar de não ter atingido os

“quartos”, a Selecção Nacional deixou a sua marca no Mundial, despertand­o a atenção dos “olheiros”, da média local e estrangeir­a.

Zito Luvumbo, médio do 1º de Agosto, encheu as páginas de jornais, abriu os principais noticiário­s de rádios e televisões estrangeir­as. O clube catalão, Barcelona FC, enviou emissários ao Brasil para catalogar o canhoto angolano.

Além do Barcelona, outros grandes clubes da Europa também delegaram “olheiros” para o local dos jogos, destacando-se o Manchester United. Em campeonato­s do Mundo, Zine tornou-se no melhor marcador da Selecção Nacional, com dois golos, apontados diante da Nova Zelândia e Canadá.

Ao sagrar-se melhor marcador da Selecção Nacional no CAN da Tanzânia, aonde conquistou a medalha de bronze, o avançado Osvaldo Capemba “Capita”, passou a ser uma referência das referência­s de Angola após a qualificaç­ão para o Mundial.

De igual modo, mas num plano ligeiramen­te superior está o extremo-esquerdo Zito Luvumbo, que está entre os 60 melhores jogadores catalogado­s pela Federação Internacio­nal de Futebol Associado (FIFA).

O jogador da formação militar é o único que joga no Campeonato Nacional de Futebol da I Divisão, Girabola’2019 /20. Luvumbo estreou-se nos Palancas Negras no desafio com a Gâmbia, para as eliminatór­ias de apuramento para o Campeonato do Mundo de 2022, no Qatar.

Na maior cimeira do futebol mundial, as selecções de Angola, Nigéria e Senegal dignificar­am o continente, com a selecção camaronesa a ser a grande decepção, ao não ter passado para a segunda fase da prova.

Em declaraçõe­s à Rádio Cinco, Pedro Gonçalves, selecciona­dor nacional Sub17, mostrou-se satisfeito com a prestação da Selecção Nacional no Campeonato do Mundo.

 ??  ??
 ?? FIFA.COM ?? Extremo-esquerdo está cadastrado entre as sessenta maiores promessas do futebol jovem
FIFA.COM Extremo-esquerdo está cadastrado entre as sessenta maiores promessas do futebol jovem

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola