Jornal de Angola

Alcibíades Kopumi chama Adalberto de indiscipli­nado

- Bernardino Manje

Alcibíades Kopumi, director de campanha do candidato Estêvão José Pedro Kachiungo à liderança da UNITA, usou a sua página no Facebook para chamar de “indiscipli­nado” um outro candidato Adalberto Costa Júnior -, bem como duvidar da promessa feita por este de criar uma fundação com o nome do fundador da UNITA, Jonas Malheiro Savimbi.

Adalberto Júnior fez a promessa no último fim-desemana, em Saurimo, onde esteve em campanha com vista à sua eleição a líder da UNITA, durante o XIII Congresso Ordinário do partido, que se realiza de 13 a 15 deste mês, em Luanda. “O que é que o deputado Adalberto Costa Júnior faria com a hipotética Fundação Jonas Malheiro Savimbi se, em seis anos, não foi capaz de realizar uma única reunião da Fundação Ad Gloriam?”, questiona Kopumi.

Segundo o antigo secretário provincial da UNITA na Huíla, Adalberto Júnior é presidente da Fundação Ad Gloriam, inspirada por Jonas Savimbi, em 1995, cuja criação só ocorreu entre 2013 e 2014, sob o impulso do presidente cessante do partido, Isaías Samakuva, no cumpriment­o de uma orientação do fundador do partido.

A Fundação Ad Gloriam teria, entre outros objectivos, “passar a titular todo o património tangível e intangível da UNITA”. De acordo ainda com Alcibíades Kopumi, são curadores e fundadores da fundação Adalberto Costa Júnior (presidente), Márcia Pascoal, Belchior Kanguia, Alcibíades Kopumi e o já falecido engenheiro Mines Tadeu. Acontece que, passados quase sete anos desde que este grupo foi constituíd­o, “a fundação vegeta em papel, o seu presidente não foi capaz sequer de convocar e realizar uma única reunião”, lamenta Kopumi.

“Portanto, vir agora dizer que quer criar uma Fundação Jonas Malheiro Savimbi só pode mesmo ser uma tentativa de brincar com os sentimento­s e as emoções dos militantes da UNITA para os manipular”, considera o director de campanha de José Kachiungo.

Para Alcibíades Kopumi, um dos motivos porque o presidente da Fundação Ad Gloriam nada fez para lhe dar vida prende-se com o facto de ele próprio e muitos Mais Velhos que o apoiam (na candidatur­a para a liderança da UNITA) serem faltosos e incumprido­res de uma orientação saída da Comissão Política, sobre a alienação de algum património (residência­s cedidas ao partido no âmbito dos Acordos de Paz), entregues a dirigentes do partido, por inerência das funções que na altura desempenha­vam.

“Um indiscipli­nado que deliberada e ostensivam­ente desobedece uma orientação da Comissão Política, o segundo órgão de direcção da UNITA, é que vai ser seu presidente?”, questionou, a concluir, o director de campanha de José Pedro Kachiungo.

 ??  ?? Kopumi (à esquerda) ataca o candidato Adalberto Júnior
Kopumi (à esquerda) ataca o candidato Adalberto Júnior
 ?? DR ??
DR

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola