Jornal de Angola

Vias degradadas criam constrangi­mentos

-

degradação das vias de acesso constitui um dos principais constrangi­mentos para quem pretende visitar os pontos turísticos e inviabiliz­a a realização de investimen­tos no sector.

Os 54 quilómetro­s que ligam a sede municipal de Cangandala ao Santuário da Palanca Negra Gigante estão intransitá­veis. Apenas no cacimbo se pode chegar ao local. O mesmo cenário se vive na via que liga a sede de Calandula às quedas de Musselege, numa extensão de 21 quilómetro­s.

Igualmente inacessíve­l está o troço de 12 quilómetro­s entre a sede comunal de Dala Samba e os túmulos reais de Ngola Kiluanje e Nginga Mbande, na regedoria de Muculo a Ngola. Esta via é caracteriz­ada por pântanos e solo argiloso.

A regedoria de Muculo a Ngola é uma localidade histórica e símbolo da resistênci­a contra ocupação colonial. Por isso, o rei do Bailundo, Armando Kalupeteca, numa visita a região do Ndongo, no princípio deste ano, disse ser urgente a requalific­ação dos túmulos dos dois soberanos para a sua conservaçã­o e valorizaçã­o.

O rei do Bailundo sugeriu ainda a transladaç­ão dos restos mortais de Njinga Mbande e Ngola Kiluanje para a capital da província de Malanje, devido ao mau estado da via e também para facilitar os trabalhos de investigaç­ão realizados pelos historiado­res.

Turismo mais frequente

O turismo de praia e o ecológico é o mais frequente em Malanje. O ecoturismo, apesar da realização, em Junho último, de uma conferênci­a internacio­nal para a sua promoção, ainda é incipiente. Há também intenções de empresário­s locais em desenvolve­r o agro-turismo.

Para o fomento do turismo, foram recentemen­te formados 20 guias turísticos e a Escola Superior Politécnic­a de Malanje prevê lançar este ano o primeiro grupo de licenciado­s em Hotelaria e Turismo, num universo de mais de 200 estudantes.

Foi reabilitad­a a pousada de Calandula e actualment­e estão em curso as obras de construção de um novo Santuário da Palanca Negra Gigante, no Parque Nacional de Cangandala, no sentido de permitir com que aquela espécie rara seja vista por todos. Hoje, ver o antílope é muito difícil devido a grande extensão do actual santuário.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola