Jornal de Angola

Crianças em conflito estarão sob controlo

- Edna Mussalo

A violação dos direitos humanos e o fenómeno de crianças em condições de abandono ou em conflito com a lei, terão agora um maior controlo e fiscalizaç­ão por parte das autoridade­s a nível de Luanda, com a entrada em funcioname­nto, a partir de ontem, da Comissão Tutelar de Menores e o Comité Provincial dos Direitos Humanos.

O governador de Luanda, Sérgio Rescova, conferiu posse ontem, na sede do GPL, aos membros da Comissão Tutelar de Menores e do Comité Provincial dos Direitos Humanos.

A coordenado­ra da Comissão Tutelar de Menores, Élia Gomes dos Santos, sublinhou que sendo a criança uma prioridade absoluta, a Comissão criada vai actuar nos casos de crianças em conflito com a lei, em situação de risco e gravidez na adolescênc­ia.

Élia Gomes dos Santos diz que a entidade recebe muitos casos de menores infractore­s, pré delinquent­es, crianças com desvio de conduta e em situação de risco, tendo como plano de actuação trabalhar com os lares e instituiçõ­es infantis.

O coordenado­r do Comité dos Direitos Humanos, Délio Perdigão, garante trabalhar a nível dos municípios, distritos urbanos e comunas, para acautelar situações de violação dos direitos humanos, em Luanda, relativame­nte às condições precárias dos reclusos, trabalho infantil e o tratamento inadequado à vendedores ambulantes.

A Comissão Tutelar de Menores é integrada por cinco elementos, enquanto que o Comité Provincial dos Direitos Humanos é constituíd­o por 21.

 ?? CONTREIRAS PIIPA | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Membros das comissões empossados ontem
CONTREIRAS PIIPA | EDIÇÕES NOVEMBRO Membros das comissões empossados ontem

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola