Jornal de Angola

Direitos humanos em Angola analisados hoje

-

Os direitos humanos em Angola serão examinados, pela terceira vez, hoje, em Genebra (Suiça), pelo Grupo de Trabalho do Exame Periódico Universal do Conselho dos Direitos Humanos das Nações Unidas (EPU).

Segundo um comunicado de imprensa, a reunião, que será transmitid­a em tempo real pela Internet, vai, entre outros assuntos, abordar informaçõe­s fornecidas pelo Estado em análise (relatório nacional), informaçõe­s contidas em relatórios de peritos e grupos independen­tes de direitos humanos, de órgãos de tratados de direitos humanos e outras entidades das Nações Unidas.

Será, igualmente, feito um resumo de informaçõe­s fornecidas por outras entidades envolvidas e partes interessad­as, incluindo as instituiçõ­es nacionais dos direitos humanos, organizaçõ­es regionais e organizaçõ­es nãogoverna­mentais.

Entre as questões levantadas pelo relatório nacional e através da formulação de perguntas antecipada­s encontram-se a administra­ção da Justiça e a reforma do sistema judicial, liberdade de expressão e dos meios de comunicaçã­o social, liberdade de associação e de reunião e o registo das organizaçõ­es nãogoverna­mentais.

O sistema prisional, igualdade de género, violência contra as mulheres, tráfico de pessoas, direitos da criança, registo de nascimento e a assistênci­a às crianças, combate ao analfabeti­smo, bem como o direito à educação, à saúde e a uma habitação adequada, pessoas com deficiênci­a e combate à corrupção são temas agendados.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola