Fa­cil­cred dis­po­ni­bi­li­za fi­nan­ci­a­men­to agrícola

Jornal de Angola - - ECONOMIA -

O microcrédi­to Fá­cil Agri­cul­tor, lan­ça­do há uma se­ma­na, no Hu­am­bo, é um pro­du­to da Fa­cil­cred, e não do Ban­co de Ne­gó­ci­os In­ter­na­ci­o­nal (BNI), es­tan­do a apoi­ar, nu­ma pri­mei­ra fa­se, 20 pe­que­nos agri­cul­to­res da­que­la pro­vín­cia na pro­du­ção de mi­lho.

A Fa­cil­cred, uma so­ci­e­da­de de microcrédi­to, es­tá as­so­ci­a­da nes­sa ope­ra­ção à Syn­gen­ta, uma em­pre­sa glo­bal im­plan­ta­da em 90 paí­ses e es­pe­ci­a­li­za­da na im­ple­men­ta­ção de pro­jec­tos agrí­co­las com so­lu­ções de cul­ti­vo in­te­gra­das.

No Hu­am­bo, os 20 pe­que­nos agri­cul­to­res be­ne­fi­ci­am, com o Fá­cil Agri­cul­tor, de uma ses­são de for­ma­ção e a atri­bui­ção do microcrédi­to, que in­clui o pa­co­te Syn­gen­ta, cons­ti­tuí­do pe­la dis­po­ni­bi­li­za­ção de pa­co­tes de in­su­mos agrí­co­las, mo­ni­to­ri­za­ção tec­no­ló­gi­ca, es­co­a­men­to e ven­da do mi­lho, per­mi­tin­do que o pro­du­to fi­nal te­nha os pa­drões de qua­li­da­de exi­gi­dos.

Na ope­ra­ção do Hu­am­bo, a Fa­cil­Cred so­li­ci­tou in­for­ma­ção dos be­ne­fi­ciá­ri­os pa­ra a con­ces­são dos mi­cro­cré­di­tos, em­prés­ti­mos que, con­ce­di­dos a 12 me­ses e ju­ros de 2,5 por cen­to, se­guem os cri­té­ri­os de ele­gi­bi­li­da­de re­que­ri­dos.

O Fá­cilA­gri­cul­tor foi in­tro­du­zi­do co­mo um pro­du­to per­ma­nen­te, com im­pac­to nos pro­ces­sos em cur­so de di­ver­si­fi­ca­ção da eco­no­mia e subs­ti­tui­ção das im­por­ta­ções.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.