Bo­ko Ha­ram ma­ta dez e fe­re no­ve sol­da­dos

Jornal de Angola - - ÁFRICA -

Pe­lo me­nos dez sol­da­dos ni­ge­ri­a­nos fo­ram on­tem mor­tos e no­ve fi­ca­ram gra­ve­men­te fe­ri­dos na sequên­cia de um ata­que a um com­boio mi­li­tar no Nor­des­te da Nigéria, atri­buí­do ao gru­po Bo­ko Ha­ram.

“Per­de­mos 10 ho­mens nu­ma in­ten­sa lu­ta con­tra os ho­mens que fi­ze­ram uma em­bos­ca­da aos nos­sos sol­da­dos”, ex­pli­cou um ofi­ci­al do Exér­ci­to ni­ge­ri­a­no, que pe­diu o ano­ni­ma­to. “Ou­tros no­ve sol­da­dos fi­ca­ram fe­ri­dos e 12 ain­da es­tão de­sa­pa­re­ci­dos”, acres­cen­tou a mes­ma fon­te, ci­ta­da pe­la agên­cia de no­tí­ci­as fran­ce­sa Fran­ce-Press.

O com­boio foi ata­ca­do de ma­nhã qu­an­do re­gres­sa­va à ba­se em Dam­boa (Es­ta­do de Bor­no), a 88 qui­ló­me­tros de Mai­du­gu­ri, di­vul­gou ou­tra fon­te mi­li­tar, que avan­çou com o mes­mo nú­me­ro de ví­ti­mas.

O ti­ro­teio du­rou mais de uma ho­ra e no­ve dos com­ba­ten­tes do gru­po armado fo­ram mor­tos, an­tes da re­ti­ra­da das tro­pas go­ver­na­men­tais do ter­re­no.

A ci­da­de de Dam­boa, que fi­ca na fron­tei­ra com a flo­res­ta de Sam­bi­sa, é uma re­gião de re­fú­gio de uma fac­ção do Bo­ko Ha­ram, li­de­ra­da pe­lo lí­der his­tó­ri­co Abu­ba­kar She­kau, que faz mais fre­quen­te­men­te ata­ques a ci­vis.

Mais de 35 mil pes­so­as já fo­ram mor­tas nes­te con­fli­to san­gren­to, que des­truiu o Nor­des­te da Nigéria, e mais de dois mi­lhões de pes­so­as ain­da não po­dem re­gres­sar às ca­sas de­vi­do à in­se­gu­ran­ça.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.