Vi­ce de Corbyn de­cla­ra apoio a Bo­ris John­son

Jornal de Angola - - MUNDO -

O vi­ce-pre­si­den­te de Je­remy Corbyn aban­do­nou, na quar­ta-fei­ra à noi­te, o Par­ti­do Tra­ba­lhis­ta e de­cla­rou apoio aos con­ser­va­do­res nas elei­ções de De­zem­bro.

Às son­da­gens des­fa­vo­rá­veis, o Par­ti­do Tra­ba­lhis­ta soma no­tí­ci­as que mos­tram di­fi­cul­da­des em apre­sen­tar uma men­sa­gem de uni­da­de e de mo­de­ra­ção com a saí­da do nú­me­ro dois do Par­ti­do Tra­ba­lhis­ta, Tom Wat­son, ao fim de 35 anos de ac­ti­vi­da­de po­lí­ti­ca.

Ian Aus­tin, o de­pu­ta­do que aban­do­nou o Par­ti­do Tra­ba­lhis­ta em Fe­ve­rei­ro pa­ra se can­di­da­tar co­mo in­de­pen­den­te, ins­tou os elei­to­res a apoi­a­rem o Pri­mei­ro-Mi­nis­tro con­ser­va­dor Bo­ris John­son em vez do lí­der tra­ba­lhis­ta nas elei­ções do dia 12 de De­zem­bro.

No ou­tro la­do do es­pec­tro, Ch­ris Wil­li­am­son, de­pu­ta­do sus­pen­so pe­lo par­ti­do por ale­ga­ções de an­tis­se­mi­tis­mo, viu a Co­mis­são Na­ci­o­nal Exe­cu­ti­va dos tra­ba­lhis­tas de­ci­dir que não po­de con­cor­rer pe­lo cír­cu­lo de Derby North.

Na car­ta en­vi­a­da a Je­remy Corbyn, o vi­ce-lí­der e de­pu­ta­do Tom Wat­son in­for­mou que a de­ci­são de aban­do­nar os car­gos “é pes­so­al, não é po­lí­ti­ca”.

Wat­son, que ga­ran­te es­tar com­pro­me­ti­do com o par­ti­do na cam­pa­nha, ini­ci­a­da quar­ta-fei­ra, era uma fi­gu­ra de con­tra­pe­so em re­la­ção a Corbyn e à ala de es­quer­da. Eu­ro­peís­ta, de­fen­deu a re­a­li­za­ção de um se­gun­do re­fe­ren­do so­bre o “Bre­xit”. Qu­an­to ao par­ti­do, foi um dos mai­o­res crí­ti­cos no que res­pei­ta à for­ma co­mo a di­rec­ção li­dou com as acu­sa­ções de an­tis­se­mi­tis­mo.

Em Mar­ço de 2018, o Con­se­lho de De­pu­ta­dos Ju­deus Bri­tâ­ni­cos e o Con­se­lho de Li­de­ran­ça Ju­dai­ca afir­ma­ram que o lí­der tra­ba­lhis­ta e da opo­si­ção se co­lo­ca­va rei­te­ra­da­men­te ao la­do de an­tis­se­mi­tas.

Tam­bém so­bre Is­ra­el e a Pa­les­ti­na, Wat­son e Corbyn ti­nham opi­niões di­ver­gen­tes, com o pri­mei­ro a per­ten­cer à ala dos ami­gos de Is­ra­el, e o se­gun­do ser um apoi­an­te de lon­ga da­ta da cau­sa pa­les­ti­ni­a­na.

DR

Tom Wat­son dei­xa o “La­bor” após 35 anos de ac­ti­vi­da­de

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.