Mi­gran­tes eva­cu­a­dos pa­ra cam­pos se­gu­ros

Jornal de Angola - - MUNDO -

A Po­lí­cia fran­ce­sa co­me­çou, on­tem, a ope­ra­ção de eva­cu­a­ção de mi­gran­tes que vi­vi­am em ten­das im­pro­vi­sa­das, pa­ra autocarros de trans­por­te com des­ti­no a cen­tros de aco­lhi­men­to, em Pa­ris.

Es­ta ope­ra­ção, nu­ma es­ca­la sem pre­ce­den­tes, sur­ge um dia de­pois de o mi­nis­tro do In­te­ri­or fran­cês, Ch­ris­tophe Cas­ta­ner, ter as­su­mi­do “o com­pro­mis­so” de eva­cu­ar os cam­pos no nor­des­te de Pa­ris “até o fi­nal do ano”.

“Es­ta ope­ra­ção foi de­ci­di­da co­mo par­te da im­ple­men­ta­ção do pla­no” do Go­ver­no, de­cla­rou o res­pon­sá­vel da Po­lí­cia de Pa­ris, Di­di­er Lal­le­ment, à im­pren­sa.

Lal­le­ment dis­se que ha­ve­rá uma pre­sen­ça diá­ria da Po­lí­cia pa­ra im­pe­dir a for­ma­ção de ou­tros cam­pos na área e con­fir­mou que ha­ve­rá ou­tras re­mo­ções no nor­des­te de Pa­ris “mui­to em bre­ve”. Ch­ris­tophe Cas­ta­ner ex­pli­cou que, ago­ra, “ca­da ca­so de­ve ser es­tu­da­do pes­so­al­men­te”.

O mi­nis­tro acres­cen­tou que en­tre es­tes mi­gran­tes há re­que­ren­tes de asi­lo, por is­so hou­ve um au­men­to de lo­cais de aco­lhi­men­to des­de 2015, e ou­tros pa­ra os quais o es­ta­tu­to de re­fu­gi­a­do já foi con­ce­di­do, que re­ce­be­rão uma mo­ra­dia; e os sem do­cu­men­tos se­rão ex­pul­sos do país.

Se­gun­do a rá­dio Fran­ce In­fo, a vi­ce pre­si­den­te da Câ­ma­ra de Pa­ris, Do­mi­ni­que Ver­si­ni, en­car­re­ga­da pe­la re­cep­ção e acom­pa­nha­men­to dos re­fu­gi­a­dos, dis­se que cer­ca de 500 dos mais de mil mi­gran­tes que vi­vi­am nes­tes dois cam­pos dei­xa­ram o lo­cal an­tes da che­ga­da da Po­lí­cia.

DR

Mi­gran­tes dei­xam ten­das im­pro­vi­sa­das no Nor­des­te de Pa­ris

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.