Di­plo­ma­ta con­fir­ma pe­di­do de Trump ao lí­der ucra­ni­a­no

Jornal de Angola - - MUNDO -

Um di­plo­ma­ta do De­par­ta­men­to nor­te-ame­ri­ca­no de Es­ta­do afir­mou aos con­gres­sis­tas que o Go­ver­no dos EUA pre­ten­dia con­ge­lar a aju­da mi­li­tar à Ucrâ­nia até es­ta in­ves­ti­gar ad­ver­sá­ri­os po­lí­ti­cos do Pre­si­den­te Do­nald Trump, co­mo es­te que­ria.

Se­gun­do a trans­cri­ção, fei­ta na quar­ta-fei­ra, de um de­poi­men­to pres­ta­do à por­ta fe­cha­da aos con­gres­sis­tas, Wil­li­am Tay­lor dis­se-lhes que per­ce­beu que a aju­da mi­li­tar à Ucrâ­nia, e não ape­nas a mar­ca­ção de uma reu­nião do no­vo Pre­si­den­te da­que­le país com Trump, es­ta­va pen­den­te do com­pro­mis­so de Ki­ev com a re­a­li­za­ção de in­ves­ti­ga­ções ao ex-Vi­ce-Pre­si­den­te Joe Bi­den.

“Es­ta era a mi­nha cla­ra com­pre­en­são: o di­nhei­ro pa­ra a as­sis­tên­cia de se­gu­ran­ça não se­ria dis­po­ni­bi­li­za­do até que o Pre­si­den­te da Ucrâ­nia se com­pro­me­tes­se em fa­zer a in­ves­ti­ga­ção”, afir­mou Tay­lor, prin­ci­pal di­plo­ma­ta dos EUA pa­ra a Ucrâ­nia.O di­plo­ma­ta foi ain­da in­ter­ro­ga­do so­bre se es­ta­va ci­en­te de que a ex­pres­são “quid pro quo” sig­ni­fi­ca­va “is­to por is­so”, ou se­ja, tro­ca de fa­vo­res. “Es­ta­va”, res­pon­deu.

Es­te tes­te­mu­nho de Tay­lor re­for­çou a li­ga­ção do Go­ver­no de Trump ao de­sig­na­do acor­do "quid pro quo" com a Ucrâ­nia, que es­tá ago­ra no cen­tro do inqué­ri­to da Câ­ma­ra dos Re­pre­sen­tan­tes com vis­ta à des­ti­tui­ção de Trump.

A di­vul­ga­ção da trans­cri­ção ocor­reu em ple­no lan­ça­men­to, pe­los de­mo­cra­tas, de uma no­va fa­se da in­ves­ti­ga­ção, com au­di­ên­ci­as pú­bli­cas pro­gra­ma­das pa­ra a pró­xi­ma se­ma­na na qual se es­pe­ram de­poi­men­tos de mem­bros do De­par­ta­men­to de Es­ta­do.

O pre­si­den­te da co­mis­são de Ser­vi­ços Se­cre­tos da Câ­ma­ra dos Re­pre­sen­tan­tes, Adam Schiff, que es­tá a li­de­rar as in­ves­ti­ga­ções, afir­mou que na lis­ta de per­so­na­li­da­des a ou­vir es­tão o di­plo­ma­ta de car­rei­ra Ge­or­ge Kent e a an­ti­ga em­bai­xa­do­ra nor­te-ame­ri­ca­na na Ucrâ­nia, Ma­rie Yo­va­no­vit­ch.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.