Plan­ta­das no Zan­go mil ár­vo­res do ti­po acá­cia

Jornal de Angola - - SOCIEDADE - Hel­ma Reis

Cer­ca de mil ár­vo­res do ti­po “acá­cia” fo­ram plan­ta­das on­tem, num dos se­pa­ra­do­res cen­trais do Dis­tri­to Ur­ba­no do Zan­go, mu­ni­cí­pio de Vi­a­na, em Lu­an­da, no âm­bi­to da cam­pa­nha mun­di­al “Ou­tu­bro Ur­ba­no”.

Na ac­ti­vi­da­de am­bi­en­tal es­te­ve pre­sen­te a mi­nis­tra do Or­de­na­men­to do Ter­ri­tó­rio e Ha­bi­ta­ção, Ana Pau­la de Car­va­lho, que, qu­an­do fa­la­va à im­pren­sa, dis­se es­tar pre­vis­ta a plan­ta­ção de ár­vo­res nou­tras zo­nas da pro­vín­cia de Lu­an­da.

Ana Pau­la de Car­va­lho acen­tu­ou que o ob­jec­ti­vo da plan­ta­ção de ár­vo­res no Dis­tri­to Ur­ba­no do Zan­go é a re­flo­res­ta­ção da área, por ter re­ce­bi­do vá­ri­os pro­jec­tos ha­bi­ta­ci­o­nais.

A in­ten­ção, acres­cen­tou, é con­tri­buir pa­ra a di­mi­nui­ção dos efei­tos do sol e me­lho­rar a qua­li­da­de do am­bi­en­te e de vi­da da po­pu­la­ção.

O ad­mi­nis­tra­dor do Dis­tri­to Ur­ba­no do Zan­go, Eu­cli­des da Cos­ta, afir­mou que a co­lo­ca­ção de ár­vo­res na cir­cuns­cri­ção re­pre­sen­ta o com­pro­mis­so do Exe­cu­ti­vo na me­lho­ria da qua­li­da­de de vi­da da po­pu­la­ção. Eu­cli­des da Cos­ta lem­brou que o Dis­tri­to Ur­ba­no do Zan­go re­a­li­za, quin­ze­nal­men­te, uma cam­pa­nha de plan­ta­ção de ár­vo­res nas vi­as es­tru­tu­ran­tes, ter­ciá­ri­as e se­cun­dá­ri­as, co­mo me­di­da mi­ti­ga­do­ra do au­men­to da tem­pe­ra­tu­ra.

O ad­mi­nis­tra­dor do Dis­tri­to Ur­ba­no do Zan­go de­fen­deu o re­for­ço da cons­ci­ên­cia am­bi­en­tal e de­se­jou que ca­da mo­ra­dor se­ja ami­go do am­bi­en­te, por via da plan­ta­ção de ár­vo­res.

On­tem, na cam­pa­nha de plan­ta­ção de ár­vo­res, as­so­ci­a­ram-se os vi­ce-go­ver­na­do­res de al­gu­mas pro­vín­ci­as que, em Lu­an­da, par­ti­ci­pa­ram, na se­gun­da-fei­ra, no quar­to con­se­lho con­sul­ti­vo do Mi­nis­té­rio do Or­de­na­men­to do Ter­ri­tó­rio e Ha­bi­ta­ção que de­cor­reu sob o le­ma “Ci­da­des sus­ten­tá­veis: me­lhor vi­da pa­ra as fu­tu­ras ge­ra­ções”.

A cam­pa­nha “Ou­tu­bro Ur­ba­no” é uma ini­ci­a­ti­va do Pro­gra­ma das Na­ções Uni­das pa­ra os As­sen­ta­men­tos Hu­ma­nos (ONU-Ha­bi­tat), com o ob­jec­ti­vo de in­cen­ti­var, pro­mo­ver e apoi­ar so­lu­ções ino­va­do­ras pa­ra a re­so­lu­ção de pro­ble­mas ine­ren­tes às áre­as ur­ba­nas.

A cam­pa­nha cha­ma a aten­ção pa­ra os de­sa­fi­os e pro­mo­ve a re­a­li­za­ção de de­ba­tes pa­ra a me­lho­ria da qua­li­da­de de vi­da nas ci­da­des e a im­ple­men­ta­ção dos ob­jec­ti­vos de de­sen­vol­vi­men­to sus­ten­tá­vel e da No­va Agen­da Ur­ba­na.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.