Mi­nis­tra re­co­men­da mais res­pei­to pe­los pa­ci­en­tes

A Clí­ni­ca Mul­ti­per­fil é uma ins­ti­tui­ção com­pro­me­ti­da com o ri­gor e com a di­fu­são do co­nhe­ci­men­to ci­en­tí­fi­co

Jornal de Angola - - SOCIEDADE -

dão mais pro­tec­ção às cri­an­ças em si­tu­a­ção de vul­ne­ra­bi­li­da­de e de ina­ces­si­bi­li­da­de. “É pre­ci­so ga­ran­tir pas­sos mais subs­tan­ti­vos no de­sen­vol­vi­men­to dos cui­da­dos pri­má­ri­os de saú­de, com o en­qua­dra­men­to dos ór­gãos lo­cais do Es­ta­do e das co­mu­ni­da­des”.

Pa­ra a go­ver­nan­te, o Con­gres­so da Mul­ti­per­fil é a con­ti­nui­da­de à tra­di­ção cri­a­da por es­ta ins­ti­tui­ção, com vis­ta a for­ta­le­cer a ca­pa­ci­da­de dos seus qu­a­dros e me­lho­rar a qua­li­da­de dos ser­vi­ços de saú­de.

Afir­mou que é im­por­tan­te que se dê uma aten­ção es­pe­ci­al à for­ma­ção e à su­pe­ra­ção dos pro­fis­si­o­nais, um pro­pó­si­to que es­tá con­fi­gu­ra­do nes­te con­gres­so.

Não obs­tan­te às di­fi­cul­da­des de na­tu­re­za fi­nan­cei­ra que o país en­fren­ta, dis­se que a Clí­ni­ca Mul­ti­per­fil é uma ins­ti­tui­ção com­pro­me­ti­da com o ri­gor e com a di­fu­são do co­nhe­ci­men­to ci­en­tí­fi­co.

“É pre­ci­so adap­tar-se ra­pi­da­men­te à evo­lu­ção tec­no­ló­gi­ca, que faz o mun­do gi­rar a uma ve­lo­ci­da­de bas­tan­te su­pe­ri­or àque­la a que es­tá­va­mos acos­tu­ma­dos. Sa­ber adap­tar-nos a es­sa evo­lu­ção exi­ge empenho e sa­cri­fí­cio de to­dos”, pre­ci­sou.

De acor­do com a go­ver­nan­te, o pro­ces­so de mo­der­ni­za­ção e a glo­ba­li­za­ção não de­ve fa­zer es­que­cer “as nos­sas ori­gens, de mo­do que pos­sa­mos es­tu­dar a vas­ta flo­ra ter­res­tre e ma­ri­nha que pos­suí­mos, que vem sen­do usa­da pe­los an­te­pas­sa­dos pa­ra cu­ra e tra­ta­men­to de do­en­ças”.

“Es­pe­ra­mos que os con­teú­dos pro­fe­ri­dos em de­ba­tes e tra­ba­lhos ci­en­tí­fi­cos des­te Con­gres­so ve­nham a ser apre­sen­ta­dos nas di­fe­ren­tes áre­as da saú­de e que con­tri­bu­am pa­ra me­lho­rar­mos a qua­li­da­de dos ser­vi­ços que pres­ta­mos, pa­ra o bem do ci­da­dão”, dis­se.

A mi­nis­tra de Es­ta­do re­co­nhe­ce que o país atra­ves­sa um mo­men­to di­fí­cil, que exi­ge de to­dos os ci­da­dãos um es­for­ço su­ple­men­tar no de­sem­pe­nho das su­as fun­ções e res­pon­sa­bi­li­da­des, de mo­do a su­pe­rar ra­pi­da­men­te as di­fi­cul­da­des, pa­ra me­lho­rar as con­di­ções de vi­da dos an­go­la­nos.

Lem­brou que o ga­lo­pan­te cres­ci­men­to de­mo­grá­fi­co do país, o sur­gi­men­to de do­en­ças emer­gen­tes, on­de as do­en­ças on­co­ló­gi­cas e car­di­o­vas­cu­la­res se jun­tam à ma­lá­ria, ao VIH/Si­da e à tu­ber­cu­lo­se, exi­gem o re­do­brar do es­for­ço de to­dos e uma mai­or in­te­rac­ção ins­ti­tu­ci­o­nal, no sen­ti­do da me­lho­ria da qua­li­da­de do Ser­vi­ço Na­ci­o­nal de Saú­de.

Re­a­fir­mou que o Exe­cu­ti­vo pro­gra­mou uma for­te apos­ta na me­lho­ria dos ser­vi­ços de saú­de, pa­ra me­lho­rar a qua­li­da­de de vi­da da po­pu­la­ção.

Em seu en­ten­der, is­so exi­ge mai­or aten­ção às ac­ções de pro­mo­ção, pre­ven­ção e tra­ta­men­to de do­en­ças, re­a­bi­li­ta­ção de in­fra-es­tru­tu­ras e uma mai­or ca­pa­ci­ta­ção dos qu­a­dros da saú­de.

Ca­ro­li­na Cer­quei­ra ma­ni­fes­tou-se sa­tis­fei­ta pe­los te­mas dis­cu­ti­dos no con­gres­so, por te­rem si­do vas­tos e abran­gen­tes, ten­do, por is­so, re­co­men­da­do aos es­pe­ci­a­lis­tas a te­rem aten­ção na ava­li­a­ção dos do­en­tes com éti­ca, pro­fis­si­o­na­lis­mo e hu­ma­ni­za­ção.

Du­ran­te o cer­ta­me fo­ram de­ba­ti­dos e apre­sen­ta­dos o es­ta­do ac­tu­al do sec­tor da Saú­de no país, bem co­mo co­lher ex­pe­ri­ên­ci­as in­ter­na­ci­o­nais. Par­ti­ci­pa­ram do even­to cer­ca de mil es­pe­ci­a­lis­tas de saú­de, en­tre an­go­la­nos, bra­si­lei­ros, por­tu­gue­ses e cu­ba­nos. O 5º Con­gres­so da Mul­ti­per­fil vi­sou o in­ter­câm­bio de co­nhe­ci­men­tos, ex­pe­ri­ên­ci­as e ava­li­a­ção de re­sul­ta­dos dos es­tu­dos efec­tu­a­dos.

MA­RIA AU­GUS­TA | EDI­ÇÕES NO­VEM­BRO

Me­sa que pre­si­diu os tra­ba­lhos do 5º Con­gres­so de Ci­ên­ci­as de Saú­de da Clí­ni­ca Mul­ti­per­fil

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.