“Se­nhor da gu­er­ra” con­de­na­do a 30 anos

Jornal de Angola - - DESPORTO -

O Tri­bu­nal Pe­nal In­ter­na­ci­o­nal (TPI) sen­ten­ci­ou, on­tem, a 30 anos de ca­deia o con­go­lês Bos­co Nta­gan­da, um “se­nhor da gu­er­ra” co­nhe­ci­do co­mo “O Ex­ter­mi­na­dor”, na sequên­cia da sua con­de­na­ção por cri­mes de ho­mi­cí­dio, vi­o­la­ção e es­cra­va­tu­ra se­xu­al.

A sen­ten­ça é uma das mai­o­res al­gu­ma vez pro­fe­ri­da por um tri­bu­nal in­ter­na­ci­o­nal. Bos­co Nta­gan­da foi con­si­de­ra­do cul­pa­do, em Ju­lho, de 18 acu­sa­ções de cri­mes de gu­er­ra e con­tra a hu­ma­ni­da­de pe­lo seu pa­pel nas atro­ci­da­des du­ran­te um con­fli­to ét­ni­co san­gren­to nu­ma re­gião ri­ca em mi­ne­rais na Re­pú­bli­ca De­mo­crá­ti­ca do Con­go en­tre 2002-2003.

Nta­gan­da não de­mons­trou qual­quer emo­ção qu­an­do o juiz-pre­si­den­te do TPI, Ro­bert Fremr, leu a sen­ten­ça, que in­clui pe­nas en­tre oi­to e 30 anos de pri­são por cri­mes in­di­vi­du­ais e uma con­de­na­ção glo­bal de 30 anos. A pe­na má­xi­ma atri­buí­da pe­lo TPI é de 30 anos, mas os juí­zes po­dem de­cre­tar sen­ten­ças de pri­são per­pé­tua.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.