En­si­no da li­te­ra­tu­ra é ana­li­sa­do em li­vro

Jornal de Angola - - CULTURA - Má­rio Cohen

A pro­ble­má­ti­ca do en­si­no da li­te­ra­tu­ra an­go­la­na e a ques­tão da te­o­ri­za­ção li­te­rá­ria são al­guns dos prin­ci­pais en­fo­ques do no­vo li­vro de Luís Kand­jim­bo, “Alum­bu - O Câ­no­ne En­dó­ge­no no Cam­po Li­te­rá­rio An­go­la­no”, apre­sen­ta­do ao pú­bli­co, quar­ta­fei­ra, na União dos Es­cri­to­res An­go­la­nos, em Lu­an­da.

O li­vro, que traz re­fle­xões pro­fun­das so­bre a di­men­são cul­tu­ral da edu­ca­ção li­te­rá­ria no en­si­no se­cun­dá­rio em to­do o país, foi apre­sen­ta­do por Víc­tor Ka­ji­ban­ga, pa­ra quem o au­tor é um ana­lis­ta pro­fun­do da li­te­ra­tu­ra teó­ri­ca, cu­ja mai­o­ria dos li­vros é o re­sul­ta­do de uma lon­ga in­ves­ti­ga­ção.

Com o li­vro, con­ti­nu­ou Víc­tor Ka­ji­ban­ga, o au­tor dá um con­tri­bu­to no res­ga­te do pa­ra­dig­ma en­dó­ge­no da li­te­ra­tu­ra an­go­la­na, mas nu­ma di­men­são an­to­ló­gi­ca e do ima­gi­ná­rio das li­te­ra­tu­ras afri­ca­nas, em par­ti­cu­lar a de An­go­la. “O ca­rác­ter trans­ver­sal de Luís Kand­jim­bo es­tá pa­ten­te no li­vro, que faz de­le um en­saís­ta com iden­ti­da­de di­a­ló­gi­ca pró­pria mui­to fo­ca­da na an­go­la­ni­da­de e na afri­ca­ni­da­de”, adi­an­tou o apre­sen­ta­dor.

As inú­me­ras pu­bli­ca­ções de Luís Kand­jin­do, des­ta­cou, “de­mons­tram a sin­gu­la­ri­da­de e ex­ten­são de um es­cri­tor cu­jas obras são de lei­tu­ra obri­ga­tó­ria, por es­pe­lhar a cul­tu­ra dos po­vos afri­ca­nos, em par­ti­cu­lar, a de An­go­la”.

O au­tor, que agra­de­ceu o in­cen­ti­vo de to­dos, con­si­de­rou o li­vro, o úl­ti­mo de uma sé­rie de tí­tu­los, pro­pos­tos du­ran­te o I Sim­pó­sio So­bre a De­fe­sa Na­ci­o­nal, uma ini­ci­a­ti­va do Mi­nis­té­rio da De­fe­sa.

O li­vro, com uma ti­ra­gem ini­ci­al de dois mil exem­pla­res, tem 194 pá­gi­nas e foi edi­ta­do pe­la Mayam­ba Edi­to­ra. Dos dez ca­pí­tu­los do li­vro, cha­mam aten­ção os “En­dó­ge­no e o Uni­ver­sal na li­te­ra­tu­ra an­go­la­na”, “Tó­pi­cos pa­ra um cur­so ide­al de li­te­ra­tu­ra an­go­la­na”, “An­go­la­ni­da­de e cri­o­li­da­de: o subs­tan­ti­vo a fa­lá­cia”, “Ka­li­ta­gi: um he­rói épi­co da li­te­ra­tu­ra oral um­bun­du” e “A Na­ção - Su­jei­to co­lec­ti­vo, re­pre­sen­ta­ções do ter­ri­tó­rio e iden­ti­da­de cul­tu­ral”.

DOMBELE BER­NAR­DO | EDI­ÇÕES NO­VEM­BRO

Luís Kand­jim­bo (ao cen­tro) faz aná­li­se so­bre o cam­po li­te­rá­rio na­ci­o­nal mas na vi­são en­dó­ge­na

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.